Para que o corpo esteja devidamente protegido contra qualquer problema de saúde, é fundamental fortalecer o sistema imunológico, conjunto de células e órgãos responsáveis por deixar o organismo sempre pronto para combater e superar infecções e doenças. Se algo atrapalha seu funcionamento, a imunidade do corpo cai, tornando-o mais frágil e mais suscetível a adoecer.
Bactérias e fungos podem tirar vantagem da baixa imunidade
Alguns micro-organismos podem se aproveitar desses quadros de baixa imunidade. Além dos vírus, a alergista e imunologista Claudia Lobo César alerta para as infecções causadas por bactérias, fungos e parasitas. Herpes, amigdalites, gripes e infecções na pele são alguns dos sinais que indicam que algo pode estar errado com o sistema imunológico, assim como queda de cabelo e unhas fracas.
Existem diferenças entre os problemas de saúde causados por cada um desses agentes invasores, mas não é fácil para um paciente sem conhecimento médico distingui-las. “Em geral, essas diferenças são de difícil distinção, sendo necessária a participação de um médico que muitas vezes ainda precisa recorrer a exames de laboratório e de imagem para fazer um diagnóstico correto”, explica a imunologista.
Antibióticos e antivirais ajudam a atacar invasores
O tratamento também varia de acordo com o organismo presente no corpo humano. “Geralmente, os processos virais são tratados com medicamentos para alívio dos sintomas, já que costumam ser doenças autolimitadas”, afirma Claudia. Segundo a profissional, são raras as vezes em que infecções causadas por vírus se tornam graves e precisam de medicamentos específicos, os antivirais.
Por outro lado, nas doenças causadas por bactérias, é preciso utilizar antibióticos específicos na grande maioria dos casos. A prescrição será feita pelo médico depois que realizar o diagnóstico. Ao longo do tratamento e mesmo antes, medidas para aumentar a imunidade são importantes para fortalecer a proteção do corpo. Cuidar da saúde mental, comer e dormir bem, praticar atividades físicas e evitar fumar e beber são algumas delas.
Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881
Foto: Shutterstock