Há doenças comuns entre os idosos que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Leandro Minozzo
- +A
- -A
O mal de Alzheimer é uma doença conhecida por prejudicar a memória dos pacientes e que atinge principalmente os idosos. Esta faixa etária requer uma atenção especial, já que existem uma série de doenças que costumam surgir na terceira idade e que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer. Cabe ao cuidador ajudar na adoção de medidas para evitar uma perda significativa da qualidade de vida.
Diabetes pode intensificar sintomas do Alzheimer
“Muitos idosos com a doença de Alzheimer apresentam comorbidades, ou seja, doenças concomitantes. Muitas delas são fatores de risco para a piora nas funções cognitivas, como é o diabetes, por exemplo”, afirma o geriatra Leandro Minozzo. Segundo pesquisas, o diabetes pode atrapalhar a regulação do apetite, as funções motoras e até a memória, já prejudicada pelo Alzheimer.
Além disso, o médico precisa ficar atento a casos de arritmias cardíacas, desnutrição, bronquite e doenças do estômago. “Os principais efeitos adversos das medicações para Alzheimer podem interferir nessas situações. No entanto, profissionais com treino conseguem administrar bem a relação de comorbidades e o uso de muitos medicamentos”, diz o especialista.
Alzheimer pode prejudicar adesão a tratamentos de outras doenças, como a hipertensão
O tratamento de uma doença na terceira idade, quando o paciente também tem Alzheimer, traz alguns desafios, como fazer a indicação do tratamento e verificar quando ele deve ser suspenso, observar os efeitos das medicações e suas interações. Problemas na adesão ao tratamento de doenças comuns na velhice, como hipertensão arterial, ou seja, quando o paciente esquece de tomar o remédio, podem ser sinais iniciais de que as funções cognitivas não vão bem, além de ameaçarem a saúde do idoso.
Em alguns casos, o tratamento do Alzheimer pode sofrer modificações por causa da presença de outras doenças. “Isso é válido principalmente na fase grave da doença de Alzheimer. O tratamento tem como objetivo manter a qualidade de vida através da funcionalidade. Em casos de terminalidade, quando medidas de conforto devem ser priorizadas, por exemplo, o tratamento pode ser suspenso”, informa o geriatra.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Leandro Minozzo
Geriatria
CRM: 32053 / RS
- 6 comentários para "Há doenças comuns entre os idosos que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer?"
-
Luiza alves pereira
Gostei muito da explicação.gostaria muito de aprender mais…
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Luiza, segue algumas matérias que podem ser de seu interesse:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/alzheimer-fases-doenca
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/aliviar-sofrimento-pacientes-alzheimer -
LIANE FIAMONCINI WITTHOFT
OLÁMINHA MÃE ESTÁ COM SUSPEITA DE ALZHEIMER SE ISSO FOR CONFIRMADO ESTOU COM MUITA DÚVIDA DE COMO DAR A NOTÍCIA A ELA
-
Eline Pereira dos Santos
Tem sido importante os assuntos abordados pela Cuidados Pela Vida, acerca do Alzheimer, em virtude de ter uma irmã com essa doença, agradeço à equipe e aos médicos que se propõem a ajudar as pessoas que vivenciam esse problema no dia a dia. Um grande abraço.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.