search
    Título

    Como distinguir os primeiros sinais do Alzheimer do processo natural de envelhecimento?

    Uncategorized

    Por

    Com o processo natural de envelhecimento, as funções do organismo vão, gradativamente, se deteriorando. Em outras palavras, toda a potência física e mental vai, aos poucos, diminuindo. Porém, isso é algo normal, que não necessariamente implica em uma qualidade de vida ruim na velhice. É bem menos complicado do que os sintomas associados ao Alzheimer, que é um tipo de demência. 

    Saiba como distinguir sintomas de Alzheimer dos sinais de envelhecimento:

     

    • Perda de memória que atrapalha a vida diária: uma das manifestações mais comuns do Alzheimer em fases iniciais é a dificuldade de gravar informações novas. Outras alterações incluem esquecimento de datas e de eventos importantes e perguntar as mesmas coisas várias vezes. 

     

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, esquecer-se de nomes ou de compromissos, mas recordá-los posteriormente. 

     

    • Desafios no planejamento e na resolução de problemas: o indivíduo com Alzheimer pode apresentar mudança na capacidade de trabalhar com números ou na capacidade de desenvolver e de seguir um plano. Isso se reflete, por exemplo, em dificuldade de manter o controle das contas mensais, dificuldade de concentração e demora maior que a habitual para fazer as coisas. 


    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Cometer erros ocasionais ao gerenciar contas. 

     

    • Dificuldade em completar tarefas diárias: podem, por exemplo, ter dificuldade de dirigir até um local conhecido ou organizar uma lista de compras. 

     

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Necessitar às vezes de ajuda para usar as configurações do microondas, por exemplo. 

     

    • Confusão de lugares e datas: indivíduos com Alzheimer podem perder a noção da data e da passagem do tempo. Às vezes, podem se esquecer de onde estão e de como chegaram lá. 

     

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ficar confuso sobre o dia da semana, mas lembrar-se depois. 

     

    • Dificuldades para ler ou para dirigir: para algumas (mas não todas) as pessoas, ter problemas de visão pode ser sinal de Alzheimer, e isso pode causar problemas de leitura ou problemas ao dirigir. 

     

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ter problemas de visão devido a cataratas. 

     

    • Problemas com palavras ao falar ou escrever: podem ter problemas em continuar uma conversa, por exemplo por dificuldades em vocabulário, ou ter problemas para nomear um objeto familiar 

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes ter dificuldade de encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa. 

     

    • Colocar as coisas fora do lugar: pessoas com Alzheimer podem colocar coisas em locais não usuais, e podem perder objetos; com a progressão da doença, podem inclusive acusar outras pessoas de terem roubado essas coisas. 

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Perder coisas de vez em quando

     

    • Capacidade de tomada de decisão prejudicada: podem, por exemplo, usar o julgamento incorreto ao lidar com dinheiro ou prestar menos atenção à própria higiene pessoal. 

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Tomar a decisão errada de vez em quando. 

     

    • Diminuição ou abandono do trabalho e de atividades sociais: podem ter dificuldade em manter atividades sociais e até hobbies.  

    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, sentir-se cansado ou sem interesse em interações sociais. 

     

    • Mudanças de humor e personalidade: podem ficar confusos, apáticos, temerosos ou ansiosos. Podem ficar chateados em casa ou fora de sua zona de conforto. 

       
    E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Desenvolver maneiras muito específicas de fazer as coisas e se irritar se a rotina for interrompida. 

     

    Exame médico para diagnóstico da Doença de Alzheimer


    “A distinção entre os
    primeiros sinais do Alzheimer e as manifestações comuns ao processo natural do envelhecimento deve ser realizada pelo médico assistente, por meio de testes. Dentre estes, podemos destacar o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC), Exame Cognitivo de Addenbrooke e Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA)”, informa o geriatra Ricardo Komatsu. 

    Segundo o especialista, esses testes costumam ser feitos em combinação e levam em consideração a escolaridade do paciente, mantendo uma periodicidade adequada na triagem. É importante ressaltar que a doença de Alzheimer tem como principais sintomas a perda de memória recente e de capacidade cognitiva, no geral. 

    “A queixa cognitiva subjetiva do paciente deve ser valorizada, bem como episódios em que  o comprometimento cognitivo leva a consequências ou repercussões. As queixas mais frequentes são de perda da memória recente e progressiva, desorientação espacial e/ou temporal, disfunção executiva, alterações comportamentais e da linguagem”, explica o profissional.

    O Alzheimer é uma doença crônica e progressiva do sistema nervoso central, e ainda sem cura. O tratamento farmacológico tem o objetivo de postergar o avanço da patologia a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e, por conseguinte, aos cuidadores.

     

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  

    10 early signs and symptoms of Alzheimer’s. Alzheimer’s Association. Disponível em: https://www.alz.org/alzheimers-dementia/10_signs. Acesso em 14 fev 2021.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes