Com o processo natural de envelhecimento, as funções do organismo vão, gradativamente, se deteriorando. Em outras palavras, toda a potência física e mental vai, aos poucos, diminuindo. Porém, isso é algo normal, que não necessariamente implica em uma qualidade de vida ruim na velhice. É bem menos complicado do que os sintomas associados ao Alzheimer, que é um tipo de demência.
Saiba como distinguir sintomas de Alzheimer dos sinais de envelhecimento:
- Perda de memória que atrapalha a vida diária: uma das manifestações mais comuns do Alzheimer em fases iniciais é a dificuldade de gravar informações novas. Outras alterações incluem esquecimento de datas e de eventos importantes e perguntar as mesmas coisas várias vezes.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, esquecer-se de nomes ou de compromissos, mas recordá-los posteriormente.
- Desafios no planejamento e na resolução de problemas: o indivíduo com Alzheimer pode apresentar mudança na capacidade de trabalhar com números ou na capacidade de desenvolver e de seguir um plano. Isso se reflete, por exemplo, em dificuldade de manter o controle das contas mensais, dificuldade de concentração e demora maior que a habitual para fazer as coisas.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Cometer erros ocasionais ao gerenciar contas.
- Dificuldade em completar tarefas diárias: podem, por exemplo, ter dificuldade de dirigir até um local conhecido ou organizar uma lista de compras.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Necessitar às vezes de ajuda para usar as configurações do microondas, por exemplo.
- Confusão de lugares e datas: indivíduos com Alzheimer podem perder a noção da data e da passagem do tempo. Às vezes, podem se esquecer de onde estão e de como chegaram lá.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ficar confuso sobre o dia da semana, mas lembrar-se depois.
- Dificuldades para ler ou para dirigir: para algumas (mas não todas) as pessoas, ter problemas de visão pode ser sinal de Alzheimer, e isso pode causar problemas de leitura ou problemas ao dirigir.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ter problemas de visão devido a cataratas.
- Problemas com palavras ao falar ou escrever: podem ter problemas em continuar uma conversa, por exemplo por dificuldades em vocabulário, ou ter problemas para nomear um objeto familiar
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes ter dificuldade de encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa.
- Colocar as coisas fora do lugar: pessoas com Alzheimer podem colocar coisas em locais não usuais, e podem perder objetos; com a progressão da doença, podem inclusive acusar outras pessoas de terem roubado essas coisas.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Perder coisas de vez em quando
- Capacidade de tomada de decisão prejudicada: podem, por exemplo, usar o julgamento incorreto ao lidar com dinheiro ou prestar menos atenção à própria higiene pessoal.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Tomar a decisão errada de vez em quando.
- Diminuição ou abandono do trabalho e de atividades sociais: podem ter dificuldade em manter atividades sociais e até hobbies.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, sentir-se cansado ou sem interesse em interações sociais.
- Mudanças de humor e personalidade: podem ficar confusos, apáticos, temerosos ou ansiosos. Podem ficar chateados em casa ou fora de sua zona de conforto.
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Desenvolver maneiras muito específicas de fazer as coisas e se irritar se a rotina for interrompida.
Exame médico para diagnóstico da Doença de Alzheimer
“A distinção entre os primeiros sinais do Alzheimer e as manifestações comuns ao processo natural do envelhecimento deve ser realizada pelo médico assistente, por meio de testes. Dentre estes, podemos destacar o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC), Exame Cognitivo de Addenbrooke e Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA)”, informa o geriatra Ricardo Komatsu.
Segundo o especialista, esses testes costumam ser feitos em combinação e levam em consideração a escolaridade do paciente, mantendo uma periodicidade adequada na triagem. É importante ressaltar que a doença de Alzheimer tem como principais sintomas a perda de memória recente e de capacidade cognitiva, no geral.
“A queixa cognitiva subjetiva do paciente deve ser valorizada, bem como episódios em que o comprometimento cognitivo leva a consequências ou repercussões. As queixas mais frequentes são de perda da memória recente e progressiva, desorientação espacial e/ou temporal, disfunção executiva, alterações comportamentais e da linguagem”, explica o profissional.
O Alzheimer é uma doença crônica e progressiva do sistema nervoso central, e ainda sem cura. O tratamento farmacológico tem o objetivo de postergar o avanço da patologia a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e, por conseguinte, aos cuidadores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
10 early signs and symptoms of Alzheimer’s. Alzheimer’s Association. Disponível em: https://www.alz.org/alzheimers-dementia/10_signs. Acesso em 14 fev 2021.
Foto: Shutterstock