AchèAchè
search
Título

Quais são os principais desafios no estágio avançado da doença de Alzheimer?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Os médicos costumam dizer aos familiares de um paciente com a doença de Alzheimer que o diagnóstico muda bastante a rotina. A perda de memória recente é uma das primeiras consequências percebidas, mas conforme a doença progride e chega ao seu estágio mais avançado, os cuidadores e o próprio idoso precisarão enfrentar desafios ainda maiores.

 

Idoso perde autonomia no estágio avançado da doença de Alzheimer

 

“No estágio avançado, o paciente já não reconhece mais seus familiares e se torna completamente dependente para todas as atividades”, afirma a geriatra Thaísa Segura da Motta Rosa. Essas dificuldades podem gerar uma sobrecarga física e emocional para o cuidador e até mesmo prejudicar o tratamento da doença de Alzheimer.

Na fase mais crítica da doença, o idoso já não consegue realizar nenhuma atividade sozinho, pode precisar ficar sempre na cama e pode desenvolver dificuldades para engolir, problema chamado de disfagia. “Há também aumento da frequência de infecções, como pneumonia e infecção urinária, além de empobrecimento progressivo do vocabulário”, destaca a médica.

 

Familiares devem se preparar para dar adeus ao idoso doente

 

A piora da condição também torna frequentes os casos de incontinência urinária e fecal e de comportamento inadequado em público. No entanto, um dos maiores desafios que vem à tona com o estágio avançado da doença de Alzheimer é a necessidade de lidar com a proximidade da morte do idoso, que pode ser causada por uma série de problemas, devido à sua fragilidade física.

A geriatra ressalta que, desde o início do diagnóstico, é fundamental conversar com a família e com o paciente sobre as diretivas antecipadas de vontade, um conjunto de vontades previamente expressas. “Isso tem como objetivo fazer com que os valores e crenças do paciente sejam respeitados até o último momento, visando preservar sua dignidade. Tais diretivas podem ser registradas em prontuário médico ou em cartório”, explica Thaísa.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes