AchèAchè
search
Título

Quais são os principais desafios no estágio avançado da doença de Alzheimer?

Alzheimer
Sintomas

19 de outubro de 2023

Os médicos costumam dizer aos familiares de um paciente com a doença de Alzheimer que o diagnóstico muda bastante a rotina. A perda de memória recente é uma das primeiras consequências percebidas, mas conforme a doença progride e chega ao seu estágio mais avançado, os cuidadores e o próprio idoso precisarão enfrentar desafios ainda maiores.

 

Idoso perde autonomia no estágio avançado da doença de Alzheimer

 

“No estágio avançado, o paciente já não reconhece mais seus familiares e se torna completamente dependente para todas as atividades”, afirma a geriatra Thaísa Segura da Motta Rosa. Essas dificuldades podem gerar uma sobrecarga física e emocional para o cuidador e até mesmo prejudicar o tratamento da doença de Alzheimer.

Na fase mais crítica da doença, o idoso já não consegue realizar nenhuma atividade sozinho, pode precisar ficar sempre na cama e pode desenvolver dificuldades para engolir, problema chamado de disfagia. “Há também aumento da frequência de infecções, como pneumonia e infecção urinária, além de empobrecimento progressivo do vocabulário”, destaca a médica.

 

Familiares devem se preparar para dar adeus ao idoso doente

 

A piora da condição também torna frequentes os casos de incontinência urinária e fecal e de comportamento inadequado em público. No entanto, um dos maiores desafios que vem à tona com o estágio avançado da doença de Alzheimer é a necessidade de lidar com a proximidade da morte do idoso, que pode ser causada por uma série de problemas, devido à sua fragilidade física.

A geriatra ressalta que, desde o início do diagnóstico, é fundamental conversar com a família e com o paciente sobre as diretivas antecipadas de vontade, um conjunto de vontades previamente expressas. “Isso tem como objetivo fazer com que os valores e crenças do paciente sejam respeitados até o último momento, visando preservar sua dignidade. Tais diretivas podem ser registradas em prontuário médico ou em cartório”, explica Thaísa.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro é fundamental. Comprometimento da […]

Artigos
Enfrentando o Alzheimer: Confira algumas atividades cognitivas que podem auxiliar na prevenção e tratamento da doença

A degeneração mental que caracteriza o Alzheimer, apesar de progressiva, pode ser retardada caso o paciente se submeta ao tratamento adequado, o que lhe confere mais tempo com uma qualidade de vida melhor. A prática de atividades cognitivas no dia a dia é essencial nesse processo, já que estimula a mente do idoso.     “A […]

Artigos
O mal de Alzheimer só atinge idosos ou pode aparecer de forma precoce?

O mal de Alzheimer é um problema neurodegenerativo conhecido principalmente por provocar a perda da memória. No entanto, existe ainda outra característica bastante famosa do Alzheimer: a maior parte dos pacientes afetados tem mais de 60 anos. Isso não significa dizer que a doença é exclusiva da terceira idade e que não existem casos precoces. […]

Converse com um dos nossos atendentes