O que é o efeito rebote na pele? Por que ele acontece?


  • +A
  • -A

Você já tentou resolver um problema, mas suas ações acabaram piorando a situação, causando justamente o efeito contrário? Essa consequência pode acontecer durante um tratamento dermatológico ou ao adotar simples cuidados com a pele. Ela é chamada de efeito rebote e pode afetar negativamente a saúde da pele do rosto, especialmente as mais oleosas.

Efeito rebote acontece ao lavar o rosto excessivamente


“O efeito rebote na pele corresponde ao mecanismo no qual o produto aplicado exerce um efeito contrário ao esperado. Observamos isso quando
lavamos o rosto de forma excessiva ou usamos produtos para reduzir a oleosidade de maneira exagerada, e ao invés disso, há um aumento da quantidade de óleo na pele”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

 O produto utilizado para retirar a oleosidade gera uma reação da pele para compensar a perda do sebo natural, aumentando a produção de óleo e, assim, deixando a pele mais oleosa. No entanto, qualquer método capaz de deixar a pele irritada pode provocar o efeito rebote.

Efeito rebote também pode acontecer em peles secas


“O efeito rebote acontece principalmente na pele oleosa, mas pode também ser observado em
peles secas, normais e mistas. Ocorre mais na pele oleosa porque, nesse tipo de pele, há uma tendência maior de abusar do uso de substâncias irritantess que desencadeiam o efeito rebote”, explica a especialista.

A principal forma de prevenir o efeito rebote é manter a pele bem hidratada e usar formulações em sérum, gel ou livres de óleo, se a pele for oleosa, e produtos cremosos se a pele for seca. Além disso, é essencial usar sabonetes adequados e recomendados por um dermatologista e não lavar o rosto mais de três vezes por dia.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é o efeito rebote na pele? Por que ele acontece?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.