O que é o efeito rebote na pele? Por que ele acontece?


  • +A
  • -A

Você já tentou resolver um problema, mas suas ações acabaram piorando a situação, causando justamente o efeito contrário? Essa consequência pode acontecer durante um tratamento dermatológico ou ao adotar simples cuidados com a pele. Ela é chamada de efeito rebote e pode afetar negativamente a saúde da pele do rosto, especialmente as mais oleosas.

Efeito rebote acontece ao lavar o rosto excessivamente


“O efeito rebote na pele corresponde ao mecanismo no qual o produto aplicado exerce um efeito contrário ao esperado. Observamos isso quando
lavamos o rosto de forma excessiva ou usamos produtos para reduzir a oleosidade de maneira exagerada, e ao invés disso, há um aumento da quantidade de óleo na pele”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

 O produto utilizado para retirar a oleosidade gera uma reação da pele para compensar a perda do sebo natural, aumentando a produção de óleo e, assim, deixando a pele mais oleosa. No entanto, qualquer método capaz de deixar a pele irritada pode provocar o efeito rebote.

Efeito rebote também pode acontecer em peles secas


“O efeito rebote acontece principalmente na pele oleosa, mas pode também ser observado em
peles secas, normais e mistas. Ocorre mais na pele oleosa porque, nesse tipo de pele, há uma tendência maior de abusar do uso de substâncias irritantess que desencadeiam o efeito rebote”, explica a especialista.

A principal forma de prevenir o efeito rebote é manter a pele bem hidratada e usar formulações em sérum, gel ou livres de óleo, se a pele for oleosa, e produtos cremosos se a pele for seca. Além disso, é essencial usar sabonetes adequados e recomendados por um dermatologista e não lavar o rosto mais de três vezes por dia.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "O que é o efeito rebote na pele? Por que ele acontece?"

Maria Luiza Santos dias

Minha pele era limpa em dezembro do nada ela começou a surgir umas espinha grande horrível aí eu ferir tentando expreme aí ficou marcado com manchas pretas e já basta que minha pele e oleosa

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, agradecemos por seu comentário. Para iniciar o tratamento mais adequado e amenizar a acne é importante buscar acompanhamento de um dermatologista. Ele indicará o tratamento mais adequado para a sua pele. Confira outra matéria sobre os cuidados com a pele clicando no link abaixo. Até a próxima.

Liliane

Eu tenho pele oleosa e sofri bastante com espinhas. Realmente lavar o rosto várias vezes não resolve o problema. Eu tive que fazer tratamento com isotretinoína e durante o tratamento eu aprendi a hidratar corretamente a minha pele. Atualmente eu mantenho uma rotina de cuidados e a Profuse foi a marca que a marca que a minha dermato me receitou os produtos. Eu estou gostando bastante dos resultados.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Liliane. Ficamos felizes por saber da sua melhora. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações como essa. Até logo.

Elaine

Excelente matéria sobre o efeito rebote. Sempre achei que lavar o rosto várias vezes por dia fosse uma solução para a oleosidade. Mas, seguindo as orientações do meu dermatologista e do site, consegui bons resultados.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elaine. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. O acompanhamento com o dermatologista é crucial para que o tratamento seja eficaz e completo. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.