AchèAchè
search
Título

De que forma é feito o controle da oleosidade na pele do rosto?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Uma pele oleosa, brilhosa é um chamariz para cravos e espinhas. Isso é um drama de muita gente todos os dias. No entanto, não é algo para apenas lamentar. Além dos cuidados habituais, como lavar o rosto várias vezes, podemos controlar toda essa oleosidade de forma eficaz.

As causas da oleosidade e o tratamento

São diversos os fatores que levam a pele do rosto ficar oleosa, ou seja, com um excesso de produção das glândulas sebáceas. Eles podem ser devido a uma má alimentação, como por exemplo a ingestão de comidas gordurosas, razões hormonais, principalmente na adolescência, estresse, altas temperaturas e contato com água quente.

Diante de tantas condições, é necessário ter uma atenção especial com a pele. E para dar início ao controle da oleosidade, é importante procurar um médico. “Existem programas de tratamento para a pele que se baseiam em sabonetes e géis que combatem esse excesso de oleosidade. A frequência varia individualmente.”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Além do tratamento médico, o paciente deve tomar alguns cuidados no dia a dia, que muitas vezes podem passar batidos por causa de uma rotina corrida. “Quando for ao banheiro, aproveite para lavar o rosto de preferência apenas com água quando estiver sem o sabonete próprio, utilize o lencinho de papel para manter o rosto seco e nunca faça uso de filtros solares que não tenham a tecnologia “toque seco”, orienta Drummond.

Consequências de uma pele oleosa

Quem tem pele oleosa tende a ter os poros dilatados. E a consequência mais conhecida, que é vista principalmente na adolescência, é a acne, comumente chamada de espinhas e que podem deixar marcas. “As consequências são, principalmente, acne e cicatrizes, algumas deixando verdadeiros ‘caroços’ internos ou marcas profundas”, aponta o médico.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Varíola do macaco: saiba tudo sobre a doença

A varíola do macaco é habitualmente encontrada na África Central e Ocidental, onde há selvas tropicais e onde costumam viver os animais que podem ser portadores do vírus. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (ex., esquilos). É uma zoonose viral (transmitida aos seres humanos a partir de animais) causada pelo […]

Artigos
É possível viver uma vida normal seguindo o tratamento para doenças mentais?

Conviver com alguma doença mental não é razão para vergonha, já que essa realidade é comum para muitos brasileiros. A depressão, por exemplo, atinge 11 milhões de pessoas, enquanto a ansiedade já afeta mais de 18 milhões no país, segundo a Organização Mundial da Saúde. Diante deste desafio, você pode estar se perguntando: será que […]

Artigos
Quais são as consequências de rinite alérgica não tratada?

A rinite alérgica é uma reação exagerada do sistema imunológico aos alérgenos, que são partículas inaladas consideradas estranhas pelo corpo. Dessa forma, há uma tentativa de proteção do organismo que resulta em sintomas como obstrução nasal e espirros. Quando a rinite não é tratada, corre-se o risco de do surgimento de algumas complicações.   Complicações […]

Converse com um dos nossos atendentes