Varizes: o que são as úlceras varicosas?


  • +A
  • -A

As úlceras na pele são o último estágio da insuficiência venosa crônica, doença que envolve o aparecimento de varizes dos membros inferiores. Normalmente, elas surgem depois de pequenos traumas e se formam por causa da fragilidade da pele e dos vasos sanguíneos. As úlceras podem ser únicas ou múltiplas e costumam se localizar perto do tornozelo, local em que o sangue mais se acumula nos casos de varizes.

 

Úlceras varicosas causam queimação e inchaço

 

“A pele pode adquirir pigmentação acastanhada com algum grau de inchaço, que pode levar à diminuição do aporte de sangue à pele, provocando a destruição do tecido, tornando a pele fina e ressecada e facilitando a formação de úlceras varicosas“, diz o angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Breno Caiafa, a respeito do surgimento do problema.

De acordo com o especialista, ao redor das úlceras varicosas podem ser vistas veias dilatadas com frequência e há vários sintomas das varizes associados, como dor, queimação, câimbra, inchaço, coceira, sensação de peso e fadiga nas pernas. O problema é bastante comum nas pessoas que sofrem de varizes há alguns anos, mas nunca procuraram um médico para tratá-las, ou que abandonaram o tratamento.

 

Como é feito o tratamento das úlceras varicosas?

 

O tratamento deve ser realizado por um angiologista ou cirurgião vascular, que fará o diagnóstico do estágio da doença para escolher o tratamento mais adequado. “Para uma cicatrização melhor e mais rápida, as úlceras devem estar sem infecção e limpas. Inicialmente, podem ser necessários antibióticos e remoção de tecidos presentes nas feridas, às vezes com internação”, afirma o profissional.

Ao mesmo tempo, devem ser tratadas as varizes que estiverem relacionadas às úlceras. Em alguns casos, o médico deverá indicar a realização de uma cirurgia convencional ou com laser ou ainda uma esclerose das varizes com espuma densa. Além disso, cuidados com a postura, perda de peso e tratamento de doenças associadas irão acelerar a recuperação.

 

Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-56556-8

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "Varizes: o que são as úlceras varicosas?"

Mônica Faustino

Há cinco anos atrás tive uma úlcera varicosa mais graças a Deus consegui um tratamento e fiquei curada depois fiz cirurgia retirando algumas partes da safena…corro o risco de ter outra úlcera?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mônica, prevenção é a palavra chave! Cuidados com a pele, terapia compressiva adequada, exercício físico, elevação dos membros inferiores e dentre outros, são alguns cuidados de pós cicatrização que são essenciais para o sucesso a longo prazo do tratamento. É importante também consultar seu médico para avaliar possíveis riscos. Abraços!

joana izete

Quem tem ulcera varicose aberta pode fazer exercício físico de pilates?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joana, indicamos primeiramente que realize o tratamento, após melhora converse com seu médico, ele poderá indicar quais exercícios que você pode fazer. Abraços.

Roseli

Bom diaEstou com problemas de varizes nas duas pernas, tomo remédio mas o médico me indicou a operação que eu ainda não consegui pelo SUS, quando tenho que viajar para lugares longes que tenho que ficar sentada uso as meias que me foram indicadas além do remédio que não deixo de beber, mas as meias são horriveis de serem usadas, preciso de saber aonde posso fazer essa cirurgia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roseli, as meias de compressão são incomodas as vezes mesmo, mas muito necessárias quando se passa longos períodos em pé ou sentado, na torcida por você. Abraços.

Leny Corrêa

Poderia me indicar uma médica angiologista, na Tijuca-Rio de Janeiro, que atenda com laser ou espuma densa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leny Corrêa, por questões de ética não indicamos profissionais, mas com certeza existem excelentes angiologistas ai perto de você. Abraço

ELIANE B.NICOLAE

Bom dia!!Sou paciente do Dr°Breno e indico ele para qualquer pessoa.Ele sempre me fala que em caso de necessidade tem que fazer a cirurgia,mas existem outros tratamentos hoje.Adoro o senhor Dr Breno,só não estava indo porque estava sem plano.me mande seu atual contato.abçs Eliane Nicolae

Catia

Minha mãe está com varizes a pele estava ressecada e com isso estávamos passando óleo mineral e usando a meia,Agora apareceu uma ferida bem pequena .Gostaria de saber se ela pode usar a meia e passar uma pomada nebactin.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cátia, eu aconselho a procurar o médico para que ele examine essa ferida com cautela e veja o método ideal para a tratar. Abraços.

Nelson Willrich

Estou com problema de varizes em ambas as pernas, com inchaco , as pernas estao ficandomescuras, sinto dormencia e coceira, a pele esta fina e brilhosa, indicando que ha inchaco..Que devo fazer?Moro no Rio de Janeiro , na Ilha do Governador e gostaria da opiniao de um angiologista.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nelson, quando sentir algo de errado com seu corpo, a orientação é sempre procurar um especialista para que ele possar avaliar e indicar a melhor forma de tratamento. Sugerimos que busque ajuda profissional o quanto antes para que qualquer possível problema seja tratado precocemente. Abraços.

claudio freitas

Tenho ferida em minha perna direita. Venho sofrendo com isso fazem 5 anos. Ja tive uma irizipela bolhosa e fiquei internado por 25 dias por conta disso. Atualmente venho fazendo um tratamento com um médico especialista em feridas de perna, com pomada a base de nitrato de prato e óleo vegetal e compressão com fitas de cretone e algodão. tive uma melhora muito grande, mais tem uma parte onde tinha uma das feridas que continua irritada e não fecha de vez. o que tem a me dizer diante de tudo isso. Desde já muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudio, sempre indicamos a seguir a prescrição do seu médico e em caso de dúvidas converse com ele, pois ele já conhece seu diagnóstico. Desejamos sucesso em seu tratamento.

Ildeu Luciano Ferreira

Tenho 46 anos; há aproximadamente 20 anos atrás tive trombose poplítea femural na perna esquerda. Desde então tenho passado por vários médicos, entre cardiologistas e angiologistas e nada se resolveu. Por um ano tomei Marevan e desde então dizem que está em estágio tão profundo que tenho que conviver com isso. Tenho dores e inchaço, há diferença dos membros em até 10 cm. Uso meias e dizem que tenho que conviver com isso. Jogava futebol, andava de bicicleta, andava muito. Hoje, apesar da pouca idade, essas atividades não me são oportunas. Há 01 ano fiz uma cirurgia de varizes nesse membro apenas por estarem extremamente calibrosas; no entanto já voltaram e sinto que em varias partes desse membro perdi sensibilidade. Pode me auxilar de alguma forma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ildeu, somente os médicos que já conhecem seu histórico que podem te orientar melhor, sempre orientamos seguir a prescrição deles. Sempre lembrando que uma alimentação equilibrada ajuda no tratamento, verifique também com seu médico quais exercícios você pode fazer. Até a próxima.

María Lucia Silva de Souza

Estou com uma ucera varicosa há 7 meses, já tomei vário remédio passado pelo profissional, ele aconselhou a cirurgia, eu tomo marevam e tenho medo de fazer cirurgia ultimamente está doendo muito o que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi María, converse com seu médico, pergunte para ele como funciona o caso da cirurgia e tire todas as dúvidas, ele já realizou os exames necessários e sabe o tratamento mais adequado para você. Um grande abraço.

janeth

ola tbm sofro com minhas pernas ja fiz aplicaçao e usei as meias,mais infelizmente tenho que fazer a cirurgia das veias pois elas estao quebradas dentro sinto muitas dores sensaçao de inchaço e fadiga de mais sinto as veias pursionando como se ela esteja intupidas e uma quintura muito grande nos pes procuro ficar de pe no chao para poder para a quintura

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janeth, existem algumas dicas que podem te ajudar a evitar a doença progredir, como exercícios físicos e mudança na alimentação, tenho outra matéria para você em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/varizes-atividade-fisica-impedir-progressao-doenca. Até a próxima.

Izilene Rebouças

Tenho refluxo em algumas veias! Isso é perigoso? É caso de cirurgia?

Neide

Bom dia,tenho 46 anos e há 15 anos sofri uma trombose venosa na perna esquerda na altura da coxa após um processo cirúrgico nas partes íntimas e até hoje tenho sequelas como inchaço dores ,peso e cansaço nas pernas.Surgiram algumas varizes no tornozelo .tive dificuldade para fazer uma histerectomia uterina devido um médico do interior não querer fazer esta cirurgia devido o meu histórico clínico.E agora preciso fazer uma cirurgia de suspensão de bexiga e já estou preocupada.O angiologiste diz que tenho refluxo e preciso fazer caminhada.Faço caminhada para melhorara,mas fico é pior com as pernas doendo e incha.Preciso de uma palavra de confianças de esclarecimento.Obeigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neide, que situação difícil né,veja com seu médico se no lugar da caminhada não pode ser a hidroginástica ou outro execício que te de prazer e não deixe tão dolorida., nós aqui estamos na torcida para que tudo corra bem na sua cirurgia eque você tenha uma pronta recuperação. Abraços.

Luciana de Santana

Tenho úlcera varicosa e tenho sofrido muito com ela. Tenho muita ardência perco o sono com isso estou tratando mas ta dificil

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciana, as úlceras ardem mesmo, tenha paciência em breve você vai estar recuperada. Abraços.

heloisa santos

Tenho 68 anos , ha 1 ano fui diagnosticada com uma ulcera varicose. e estou em tratamento com cirurgião vascular .Pois a pomada q ela prescreveu pra mim foi FITOSCAR queima mt e doi mt.e sinto uma ardência imensa. o que fazer pra sanar este incomodo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Heloisa, infelizmente é assim mesmo o tratamento, arde e dói mesmo, sinta se abraçada.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.