search
Título

Quais são os mitos e verdades sobre varizes?

Uncategorized

Por

Varizes são veias dilatadas (mais largas do que o normal) localizadas nas pernas. São mais comuns em mulheres e apresentam como sintomas: queimação, inchaço, coceira, sensação de cansaço nas pernas, câimbras, entre outros. Por ser uma doença comum, gera muitas dúvidas. Veja o que é e o que não é verdade sobre ela:

 

É verdade que existem cremes que amenizam as varizes?
Mito: para melhorar as varizes é preciso reduzir o peso corporal, realizar exercícios aeróbicos e consultar um angiologista periodicamente. Soluções tópicas (aplicadas na pele) não alteram as varizes.

Mesmo após o tratamento, as varizes voltam.
Mito: as varizes tratadas não voltam. O que pode acontecer é o surgimento de novas varizes.

Meias elásticas de compressão graduada melhoram a circulação.
Verdade: o uso de meias elásticas contribui para o retorno venoso adequado. No entanto, é preciso ter prescrição e orientação médica para seu uso.

As varizes são consideradas um problema genético.
Verdade: caso haja familiares com varizes, existe maior chance para sua ocorrência.

Cruzar as pernas causa varizes.
Mito: porém, se houver tendência hereditária ou permanecer longos períodos na mesma posição, ao cruzar as pernas o fluxo sanguíneo pode ser diminuído/obstruído.

Usar anticoncepcional pode causa varizes.
Verdade: o uso de qualquer medicação hormonal pode influenciar nos vasos sanguíneos, prejudicando tanto sua flexibilidade, quanto sua resistência à pressão.

Usar calçados com salto alto causa varizes.
Mito: não existe comprovação científica de que o uso de salto alto cause varizes. Contudo, seu uso diário e por tempo prolongado pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, causando dor e queimação, por exemplo.

A alimentação influencia no aparecimento de varizes
Verdade: uma alimentação equilibrada auxilia na manutenção do peso adequado, o que reduz as chances do desenvolvimento de varizes.

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes