Quais são as alterações de pele causadas pelas varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são causadas por defeitos na circulação sanguínea que deixam as veias tortas e dilatadas. O problema, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), gera dor, inchaço e sensação de peso. Além disso, as varizes provocam alterações de pele que, em alguns casos, extrapolam a questão estética e prejudicam a saúde dos pacientes.

Hiperpigmentação é uma das alterações de pele


“As varizes podem ser causa de úlceras, de manchas escuras e de mudanças de textura da pele, tornando-a mais frágil e levando à perda de pelos nos membros inferiores”, afirma o angiologista Jayme Ramos. Alguns pacientes chegam até mesmo a perder a sensibilidade da pele na região afetada pelas varizes. 

As úlceras são feridas na pele de difícil resolução e que podem estar acompanhadas de coceira, queimação e liberação de pus. A pele ao redor da lesão tende a ficar esbranquiçada e seca. Já a hiperpigmentação da pele relacionada às varizes pode ter duas causas: uma é doença propriamente dita e, nesses casos, o problema é chamado de dermatite ocre. 

Varizes podem deixar a pele amarronzada


A dermatite ocre resulta da dilatação das veias próximas à pele. O sangue passa a ser visto como um organismo estranho e o corpo inicia um processo inflamatório na região. Como consequência, substâncias com tonalidades amarronzadas se fixam à pele, causando a hiperpigmentação. A outra causa para a mudança de cor da pele ligada às varizes é o
tratamento com crioescleroterapia.

Dr. Ramos aponta as formas mais eficazes de amenizar essas repercussões das varizes: “O melhor método de aliviar ou tratar essas alterações de pele e sintomas é com o tratamento das próprias varizes, que deve ser feito com mudança de hábitos de vida, prática de exercícios físicos, meias de compressão e tratamento local”.


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional do Rio de Janeiro (SBACV-RJ):
http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/cartilha.html

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as alterações de pele causadas pelas varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.