Os sintomas das varizes são muitos e fáceis de serem notados. No entanto, algumas pessoas, por não tratarem a doença logo no princípio, podem ser surpreendidas com alguns indicativos mais sérios, como o ressecamento da pele, e precisam procurar um médico rapidamente.
O processo de ressecamento
Os primeiros sinais das varizes podem ser notados com um simples cansaço nas pernas ou uma sensação de peso fora do comum. Um leve inchaço aqui, outro ali, têm chances de serem sentidos pelos pacientes. Assim que as varizes derem as caras, não pense duas vezes: procure um médico especialista, um angiologista ou um cirurgião vascular. Não permita que o quadro da doença varicosa evolua e deixe, por exemplo, a pele das pernas ficar esticada e com um aspecto seco.
A pele pode vir a ficar neste estado porque a retenção de sangue nos membros inferiores possibilita a alteração da coloração da pele, deixando-a mais escura, e da sua textura, ficando ressecada e inflamada. Essa inflamação é chamada de dermatite de estase. “Esta dermatite se caracteriza por um espessamento da pele associada à escamação, erosão e perda de líquidos pelos poros. Nesta fase, a pele se torna vulnerável, facilitando a invasão da mesma por bactérias e o desenvolvimento de infecções, como erisipela e celulite”, explica o angiologista Breno Caiafa.
Minha pele está ressecada e esticada. E agora?
Caso o paciente já se encontre nesse quadro avançado de varizes, ele precisa buscar ajuda de um especialista o quanto antes. O tratamento é individualizado e deve ser adequado de acordo com cada situação. “Medidas posturais como elevação dos membros inferiores, proteção da pele com hidratantes podem ser realizados para prevenção. Perder peso, praticar atividade física e evitar longos períodos em pé por muito tempo também são atitudes que devem sempre ser realizadas para evitar o aparecimento ou agravamento da doença”, afirma Dr. Breno.