Entenda a importância do uso do protetor solar na primavera e no verão

  • +A
  • -A

A importância do protetor solar é inegável e seu uso é essencial até nos dias frios. Porém, os meses de primavera e verão merecem uma atenção especial, já que a exposição solar é maior e mais intensa. Para esclarecer qual é a relação entre o uso do protetor solar e as estações mais quentes do ano, a equipe do Cuidados Pela Vida convidou a dermatologista Juliana Fonte. Saiba mais sobre esse assunto! 

Filtro solar ajuda a evitar o envelhecimento e doenças de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no verão e na primavera, os raios solares incidem sobre a Terra com uma intensidade maior, o que aumenta o risco de problemas causados pela exposição sem proteção. Além disso, com as temperaturas mais altas, é comum passar boa parte do dia na piscina, numa praia ou em uma atividade ao ar livre. 

Nestes momentos, é fundamental saber como usar corretamente o protetor solar: aplicar uma camada generosa e suficiente em todo o corpo e reaplicar após os mergulhos é essencial para garantir a proteção durante o período de exposição solar. Tomar sol antes das 10h e após às 15h é outro hábito que ajuda o filtro protetor, pois a radiação é menos prejudicial à pele durante esse intervalo. 

Mas, segundo Dra. Juliana, os motivos para usar o protetor solar diariamente em qualquer época do ano são inúmeros: “É importante usar filtro solar independentemente da estação do ano. O uso regular do filtro solar ajuda a evitar câncer de pele, manchas e envelhecimento”. Problemas como o melasma e o melanoma (forma mais grave do câncer de pele) também têm sua origem na exposição solar sem proteção. 

Protetor solar facial x protetor solar corporal: tem diferença? Como escolher?

Depois de entender a necessidade de usar o filtro todos os dias, é importante escolher bem o produto a ser utilizado. A pele do rosto, por exemplo, possui uma demanda diferente, inclusive para se proteger das radiações UVA e UVB. Por isso, é interessante utilizar um protetor solar para o rosto e outro para o resto do corpo. 

Além disso, outras características devem ser levadas em consideração, como explica Dra. Juliana: “A escolha do filtro solar deve levar em conta o tipo de pele: seca, oleosa, normal; o fototipo: se queima com facilidade, se bronzeia, se nunca bronzeia, se queima e depois bronzeia, se nunca queima nem bronzeia; se gosta do filtro que já tem efeito de base (protetor solar com cor) e se prefere protetor solar em pó. Tem para todos os gostos”. 

A dermatologista ainda destaca que é importante se proteger mesmo se não houver exposição intensa e/ou direta ao sol, em ambientes fechados. “O filtro solar deve ser utilizado diariamente, independentemente se vamos nos expor ao sol ou não, pois a radiação das lâmpadas e luzes de equipamentos eletrônicos são capazes de agravar manchas e favorecer o envelhecimento. O filtro solar deve ser aplicado diariamente”, finaliza a médica. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância do uso do protetor solar na primavera e no verão"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.