AchèAchè
search
Título

O protetor solar precisa ser aplicado com maior frequência no verão?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) considera a proteção solar uma das principais formas de cuidados com a pele. Segundo a organização, a exposição à radiação ultravioleta (UV) pode provocar diversas alterações na pele como o surgimento de manchas, rugas e sardas e, nos casos mais graves, tumores. Para evitar essas complicações, é recomendado que o protetor solar seja usado diariamente, principalmente durante o verão. 

A intensidade dos raios ultravioleta é maior no verão


De acordo com a dermatologista Manuela Boleira, o protetor solar é a melhor maneira de se prevenir dos efeitos nocivos dos raios solares e seu uso deve ser intensificado no verão.
A radiação ultravioleta emitida pelo sol pode ser divida em dois tipos distintos: a radiação UVA e UVB, que apresentam intensidades diferentes durante o dia e o ano.
Enquanto a intensidade da radiação UVA é praticamente constante durante o dia, a intensidade da UVB é maior no período compreendido entre 10 e 16 horas, por causa do posicionamento entre o Sol e a Terra, quando os raios solares atravessam menos a camada de ozônio. Desta maneira, a intensidade da radiação ultravioleta é maior nos meses do verão (principalmente dos raios UVB) e está mais relacionada a queimaduras solares e ao surgimento do câncer de pele”, explica a médica.

O que indica o FPS do protetor solar?


Todas as embalagens de filtros solares têm, em destaque, o valor do fator de proteção solar, também conhecido pela sigla FPS. “O FPS (fator de proteção solar) presente nos filtros solares mede a capacidade do produto de proteger contra uma reação de queimadura solar”, informa a especialista. Quanto mais clara a pele, maior deverá ser o FPS. 

A SBD recomenda que os protetores tenham FPS de, no mínimo, 30 para garantir uma boa proteção. O produto deve proteger a pele tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB, deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e ser reaplicado a cada duas horas. Vale lembrar que o uso de protetor não exclui a necessidade de um acompanhamento com um dermatologista para prevenir doenças, como o câncer de pele.

Dados da
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes