Verão saudável: descubra como funciona o protetor solar


  • +A
  • -A

O protetor solar é fundamental para manter a saúde da pele, principalmente, durante o verão. A estação mais quente do ano vem acompanhada de muita praia, piscina e atividades ao ar livre, deixando nosso corpo diretamente exposto aos raios solares. A melhor prevenção para qualquer malefício causado pela radiação é com o uso do produto de forma adequada. Tire todas suas dúvidas de como esse dermocosmético age na epiderme e saiba como aplicá-lo corretamente no dia a dia.

 

Como o protetor solar protege nossa pele?

 

Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, os filtros solares têm a finalidade de interferir na radiação solar incidente na pele, reduzindo seus efeitos nocivos através de reflexão, dispersão e absorção. “Os produtos podem ser divididos em filtros físicos, que atuam refletindo a radiação, e filtros químicos, cuja ação é a absorção da radiação. Atualmente, a maioria dos filtros do mercado combina os filtros químicos e físicos para otimizar a proteção solar e tornar a cosmética agradável”, explica.

 

Se você tem o costume de praticar exercícios físicos ao ar livre e curtir praia e piscina, saiba que aplicar o protetor solar apenas uma vez não é o suficiente. “O produto deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas após as atividades com suor intenso e mergulhos”, pontua a profissional.

 

Saiba qual fator de proteção solar é indicado para sua pele

 

A médica ressalta que, de uma maneira geral, o fator de proteção solar (FPS) deve ser, no mínimo, de 30 para todos os tipos de pele, além de um PPD (fator de proteção contra UVA) de 10, que equivale a ⅓ do valor do FPS. “Em situações especiais, como pacientes com pele muito clara, com antecedente de câncer de pele ou de doenças relacionadas à exposição solar podem requerer um FPS mais alto, assim como pacientes de pele étnica podem utilizar FPS menor. No entanto, para saber qual o fator de proteção e qual filtro solar é o mais adequado para cada caso é importante consultar um médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia”, afirma.

 

Como aplicar o protetor solar?

 

Para simplificar a quantidade de filtro solar que deve ser aplicada no corpo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a “Regra da colher de chá”. Veja como funciona:

 

  • Rosto, cabeça e pescoço: uma colher de chá
  • Braço e antebraço direitos: uma colher de chá
  • Braço e antebraço esquerdos: uma colher de chá
  • Frente e atrás do torso: duas colheres de chá
  • Coxa e perna direitas: duas colheres de chá
  • Coxa e perna esquerdas: duas colheres de chá

 

Os riscos de não se usar o protetor solar

 

De acordo com a especialista, os efeitos nocivos do sol são muitos, sendo o principal deles o câncer de pele. “A doença do tipo não-melanoma é o tipo de câncer mais comum do Brasil e tem estreita relação com exposição solar excessiva, assim como o melanoma, um câncer de pele mais raro e também relacionado ao sol”, explica a dermatologista. “Outra consequência é o fotoenvelhecimento, ou seja, o aparecimento de manchas e rugas que trazem à pele um aspecto envelhecido e que são, em grande parte, induzidos pela exposição solar”.

É importante usar protetor solar mesmo em ambientes fechados

 

Engana-se quem pensa que pode dispensar o uso do protetor solar em ambientes fechados. A dermatologista explica que o produto deve ser aplicado em áreas expostas nesses casos. “Em geral, rosto, orelhas, pescoço e braços”, aconselha. Em locais abertos, para otimizar ainda mais a fotoproteção, a médica recomenda chapéus de aba larga ou bonés, óculos escuros e sempre buscar sombras.

Dra. Lilia Guadanhim é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica da Unidade de Cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo. CRM: 133850

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Verão saudável: descubra como funciona o protetor solar"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.