Dá para evitar os sinais de envelhecimento da pele que surgem ao redor dos olhos?

  • +A
  • -A

O envelhecimento da pele é um acontecimento natural, mas que ainda assim afeta a autoestima de muitas pessoas. Isso se dá em especial quando falamos de rugas e pés de galinha, que marcam o envelhecimento dos olhos. Será que é possível evitar os sinais da idade nessa região do rosto? Para responder esta pergunta, a equipe do Cuidados Pela Vida conversou com a dermatologista Cristiane Simões, que tirou as principais dúvidas sobre o envelhecimento da pele do rosto. Confira!

Como evitar o envelhecimento da pele na região dos olhos? Dermatologista dá dicas

O envelhecimento ao redor dos olhos é um processo orgânico e, portanto, inevitável. Porém, é possível retardá-lo ao máximo e essa corrida contra o tempo começa com os cuidados consigo mesmo, a partir da adoção de um estilo de vida baseado no bem-estar. “O envelhecimento é um processo natural e contínuo que, para ser contornado ou, mais bem administrado, nos demandará entender a importância do cuidado integral com a saúde, incluindo alimentação balanceada e saudável, boa ingestão de água, evitar exposição solar e usar protetor solar químico de modo exclusivo ou associado a protetores físicos, como uso de chapéus e bonés”, recomenda a especialista.  

Também é possível controlar o envelhecimento da pele por meio de cuidados diários, com o uso de produtos antirrugas, cremes anti-idade e dermocosméticos que priorizem a hidratação da pele e o estímulo à produção de colágeno, promovendo a elasticidade da pele e preenchendo áreas flácidas. Procedimentos estéticos, como peelings físicos e químicos, aplicação de toxina botulínica (botox) ou preenchimento com ácido hialurônico são famosos por conter o envelhecimento natural da pele. “Há uma série de outras medidas corretivas que podem ajudar a minimizar e, por vezes, resolver quando os efeitos na pele já se fazem notar. Mas aqui, seguimos a máxima de que prevenir é melhor que remediar”, lembra a dermatologista.

Como ocorre o envelhecimento ao redor dos olhos?

Dra. Cristiane explica que o processo de envelhecimento é algo que acontece de forma gradual e contínua ao longo da vida. “Na pele, isso é perceptível quando notamos flacidez, rugas e manchas que ocorrem também devido aos hábitos de vida e aos fatores do ambiente. A percepção deste processo na pele se dá, inclusive, como consequência do envelhecimento de estruturas que ficam sob a pele, como músculos, gordura e ossos, que com o passar do tempo, sofrem fenômenos como reabsorção tecidual, flacidez e ptose (queda), impactando na pele suprajacente”, diz a dermatologista. 

Ao abordarmos especificamente a área dos olhos, no entanto, a especialista esclarece que há uma junção de fatores que causam o desgaste natural da pele: “Temos a combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos são aqueles que causam impacto diretamente sobre a pele como flacidez por diminuição de colágeno, desidratação, manchas por excesso de sol sem proteção. E por fatores extrínsecos podemos considerar o envelhecimento das estruturas ósseas, musculares (flacidez muscular) e gordura”.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cristiane Simões

Dra. Cristiane Simões

Dermatologia

CRM: 52-811254 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dá para evitar os sinais de envelhecimento da pele que surgem ao redor dos olhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.