O envelhecimento do corpo é algo que acontece de forma natural e do qual não há escapatória. No entanto, alguns efeitos desse processo podem se tornar muito incômodos para certas pessoas, especialmente na região dos olhos, uma das áreas mais afetadas e onde os sinais do envelhecimento acabam chamando mais atenção.
Pés de galinha são sinais do envelhecimento na região dos olhos
Segundo a dermatologista Marcela Benez, o envelhecimento promove a perda de grandes quantidades de colágeno, responsável por dar firmeza e elasticidade à pele, além de massa óssea e gordura, em uma região já caracterizada por ter uma pele mais fina e delicada, o que acaba tornando esses sinais ainda mais visíveis.
“Com isso, as pálpebras ficam flácidas e redundantes, surgem as rugas, como os pés de galinha, as bolsas de gordura ficam mais evidentes e podem até surgir manchas”, afirma a especialista. Parte da responsabilidade pelo surgimento desses sinais do envelhecimento na região dos olhos é dos movimentos dos músculos realizados ao longo de toda a vida, como piscar os olhos, que facilitam as rugas.
Veja como diminuir os efeitos do envelhecimento da pele
Apesar de o envelhecimento ser um processo que acontece naturalmente com o passar dos anos, alguns fatores podem acabar acelerando e até piorando o surgimento desses sinais. O excesso de exposição ao sol, a falta de hidratação da pele, seja pela ingestão de água ou pelo uso de hidratantes, e o consumo de cigarros são alguns exemplos citados pela médica.
Dra. Marcela indica quais medidas são mais importantes para evitar e amenizar os sinais do envelhecimento: “Devemos iniciar o uso de filtro solar na rotina diária precocemente, evitar cigarro e usar óculos escuros quando ao se expor ao sol. Além disso, existem cremes anti-idade para bolsas e olheiras que amenizam esses sinais. Toxina botulínica, preenchimento e lasers também podem ser usados para prevenir e melhorar os primeiros sinais”. Produtos com silício orgânico, vitamina C e ácido hialurônico também podem ajudar.
Foto: Shutterstock