search
    Título

    Por que a pele próxima aos olhos mostra sinais de envelhecimento mais rápido?

    Uncategorized

    Por

    As regiões do corpo em que a pele é mais fina são as que normalmente envelhecem e apresentam sinais visíveis de envelhecimento mais rápido. A pele que fica ao redor dos olhos se enquadra nesse caso e, por isso, são muito perceptíveis as mudanças nessa área com o passar dos anos.

    Locais do corpo com pele mais fina


    “A pele ao redor dos olhos é muito fina, ou seja, está mais sujeita a ‘fraturas’ (rugas), por movimentos repetitivos. Esta região também sofre mais com a ação do sol, perdendo colágeno e manchando. Isso sem contar as mudanças inerentes ao nosso envelhecimento, como alterações ósseas e perda de substâncias importantes (ex: ácido hialurônico e gordura)”, explica a dermatologista Alexandra Bononi.

    A especialista destaca o pescoço e as mãos como áreas também de pele fina. Ambas sofrem da mesma maneira com a exposição constante ao sol, então, naturalmente, também estão predispostas ao envelhecimento de maneira um pouco mais acentuada. “A pele ao redor da boca, principalmente em tabagistas, por conta dos movimentos repetitivos, tende a formar mais rugas”.

    Prevenção e tratamento contra o envelhecimento da pele


    Os cuidados com a pele que visam tanto a saúde quanto retardar o envelhecimento,
    passam, principalmente, pela proteção solar e pela aplicação de hidratantes e antioxidantes. “É importante ter cuidados mais intensivos com cremes voltados ao estímulo de colágeno (como retinol, além da vitamina C, por exemplo) e procedimentos médicos com esta ação, sendo que estes últimos dependem da idade e da necessidade da pele de cada pessoa”, completa a dermatologista. A hidratação também é importante para retardar o envelhecimento facial, já que a pele seca fica visivelmente enrugada mais rapidamente.
    O tratamento que combate o envelhecimento da pele conta com diversos procedimentos, como aplicação de toxina botulínica, tipos variados de lasers, peelings, radiofrequência e ácido hialurônico. “Quanto mais cedo se atua para manter a pele firme e forte, menos suscetível a rugas profundas ela estará. Trata-se de uma região que demanda cuidados especiais desde jovem para minimizar os efeitos do tempo”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes