search
    Título

    Quais são os principais tipos de olheiras? Saiba mais!

    Uncategorized

    Por

    As olheiras podem ser classificadas em tipos diferentes, cada um associado a características e causas específicas. Essas manchas escuras embaixo dos olhos podem surgir por fatores distintos, sejam eles genéticos, vasculares ou ligados à melanina da pele. Independentemente do tipo, o tratamento adequado pode ajudar a amenizar ou acabar com as suas olheiras.   

    Tipos de olheiras


    “Podemos falar primeiro das olheiras acastanhadas, que são decorrentes do maior acúmulo de melanina ou hemossiderina (pigmento gerado a partir das hemácias do sangue). As principais causas desse tipo de olheira são: genética, alergia (como rinite alérgica, pois o ato de coçar gera inflamação da pele com posterior pigmentação da pele no local) e exposição solar”, cita a dermatologista Ana Caroline Barreto.

    Já as olheiras arroxeadas têm origem na dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local. Como a pele da pálpebra é fina e transparente, se torna possível visualizar esses vasos sanguíneos. “Esse tipo de olheira também tem tendência genética, mas pode ser agravada por privação de sono e situações que promovem retenção de líquido (gravidez, menstruação, ingesta excessiva de álcool)”.
    Há ainda as olheiras profundas, que são decorrentes da formação de um sulco entre a olheira e o início das bochechas. “Essa depressão gera uma sombra no local, conferindo aspecto de escurecimento. Neste caso, a causa principal é o envelhecimento. Sabendo os fatores que originam as olheiras, podemos buscar evitá-los para que a formação ou piora das olheiras não ocorra”.

    Sono ruim e estresse influenciam na formação de olheiras


    As olheiras também podem surgir de experiências e comportamentos da vida, do cotidiano, como por exemplo, estresse, alimentação ruim e
    noites de sono mal dormidas ou com quantidade de horas insuficiente. Esses fatores interferem na parte vascular, dando à região de baixo dos olhos o aspecto mais escuro típico das olheiras.   
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes