AchèAchè
search
Título

Quais são as principais causas das olheiras?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

As olheiras são normalmente associadas a fatores rotineiros, como noites mal dormidas, cansaço acumulado e estresse. Apesar disso tudo realmente contribuir para o aparecimento das manchas ao redor dos olhos, há outras causas que justificam a sua manifestação. O processo de envelhecimento da pele e a predisposição genética são alguns exemplos.

Fumar pode causar olheiras


“As olheiras se manifestam como uma hiperpigmentação associada ou não ao edema das pálpebras e ocorrem por hábitos inadequados de vida, como falta de sono, tabagismo, além de fatores hereditários e constitucionais. Com o passar dos anos, ocorre uma alteração natural na anatomia dessa região e a pele fica mais fina e flácida”, explica a dermatologista Andreia da Costa.

As olheiras também podem ser resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, o que faz com que mais sangue seja levado à região, causando inchaço e reforçando a pigmentação. Neste caso, é importante achar um tratamento adequado para evitar riscos. Alergias e até mesmo o hábito de fumar também podem levar uma pessoa a desenvolver olheiras com mais facilidade.  

Como tratar as olheiras?


Eliminar completamente as olheiras não é tão fácil, mas com o tratamento adequado elas podem melhorar, diminuindo bastante a necessidade do uso de corretivos. “Tendo em vista os tratamentos existentes, recomenda-se começar pelo clareamento e hidratação da região com cremes de uso domiciliar”, explica Andreia. Substâncias como a vitamina C e E, ácidos hialurônico e kójico e niacinamida, dentre outras, estão entre os principais ativos de clareadores de pele.

Utiliza-se também aparelhos de laser, os quais visam estimular colágeno e clareamento da pele. Lasers de CO2 e com alvo em melanina e vasos são exemplos. “Há ainda outros procedimentos, como peelings de ácido tioglicólico e preenchedores a base de ácido hialurônico. Estes últimos são indicados quando há acentuação do sulco nasojugal. Eles promovem um efeito de sombra, deixando a região mais escura”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes