search
Título

Por que uma noite mal dormida pode causar olheiras no dia seguinte?

Dores no corpo
Sintomas

19 de outubro de 2023

Uma noite de sono ruim traz, no dia seguinte, cansaço, estresse, mal-estar e pode resultar também em olheiras. As típicas manchas escuras que ficam em volta dos olhos incomodam muita gente por deixarem o rosto com um aspecto desgastado e pouco expressivo. Mas o que exatamente explica o seu aparecimento?

Como as olheiras se formam


“As olheiras podem ocorrer devido à dilatação dos pequenos vasos ao redor dos olhos, provocada pela falta de sono. Isso torna a região arroxeada, em virtude da pequena espessura da pele nesse local”, explica a dermatologista Maria Luiza Ducati Dabronzo. “Além da alteração de coloração da pele, pode haver também o aparecimento de inchaço e formação de bolsas na região periocular”.

Segundo a especialista, além da vasodilatação ao redor dos olhos, outras causas que contribuem para a formação das olheiras são: o aumento da pigmentação da pele periocular, a desidratação e o envelhecimento cutâneo, que provoca a perda de volume de certas regiões da face, formando áreas de sombra que criam a ilusão de escurecimento sob os olhos.

Falta de sono interfere na produção de hormônios


O cansaço também contribui para o envelhecimento precoce da pele, já que, durante o sono, há a produção e liberação de diferentes hormônios que ajudam na regeneração cutânea. A falta de sono faz, por exemplo, com que a produção de melatonina, que tem efeito antioxidante, seja alterada, interferindo no processo regenerativo da pele.

“Além disso, os níveis de cortisol, conhecido como ‘hormônio do estresse’, ficam maiores, diminuindo a produção de colágeno, o que torna a pele menos elástica e firme, facilitando o aparecimento das ‘linhas de expressão’. Também há diminuição na produção dos hormônios de crescimento, que auxiliam na cicatrização e espessamento da pele, o que faz com que ela fique cada vez mais fina”, completa a dermatologista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?

A prática de atividade física é essencial para prevenir e tratar os sintomas das varizes dos membros inferiores, especialmente quando o exercício em questão é de impacto baixo, no máximo moderado. Portanto, o pilates pode ser uma ótima alternativa nesse sentido, seja você já diagnosticado com o problema ou não. Pilates no tratamento de varizes […]

Artigos
Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?

As inflamações que de vez em quando afetam o corpo humano costumam causar dores, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Apesar desses sintomas perturbadores, existe uma boa razão que provoca seu aparecimento: a inflamação exerce uma função importante, atuando como um mecanismo de defesa. “Uma resposta inflamatória pode ser iniciada com a […]

Artigos
Por que uma lesão muscular provoca inflamação?

Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório. Sintomas da lesão muscular “No momento em que há a lesão da […]

Converse com um dos nossos atendentes