search
    Título

    Por que uma noite mal dormida pode causar olheiras no dia seguinte?

    Uncategorized

    Por

    Uma noite de sono ruim traz, no dia seguinte, cansaço, estresse, mal-estar e pode resultar também em olheiras. As típicas manchas escuras que ficam em volta dos olhos incomodam muita gente por deixarem o rosto com um aspecto desgastado e pouco expressivo. Mas o que exatamente explica o seu aparecimento?

     

    Como as olheiras se formam

     


    “As olheiras podem ocorrer devido à dilatação dos pequenos vasos ao redor dos olhos, provocada pela falta de sono. Isso torna a região arroxeada, em virtude da pequena espessura da pele nesse local”, explica a dermatologista Maria Luiza Ducati Dabronzo. “Além da alteração de coloração da pele, pode haver também o aparecimento de inchaço e formação de bolsas na região periocular”.

    Segundo a especialista, além da vasodilatação ao redor dos olhos, outras causas que contribuem para a formação das olheiras são: o aumento da pigmentação da pele periocular, a desidratação e o envelhecimento cutâneo, que provoca a perda de volume de certas regiões da face, formando áreas de sombra que criam a ilusão de escurecimento sob os olhos.

     

    Falta de sono interfere na produção de hormônios

     


    O cansaço também contribui para o envelhecimento precoce da pele, já que, durante o sono, há a produção e liberação de diferentes hormônios que ajudam na regeneração cutânea. A falta de sono faz, por exemplo, com que a produção de melatonina, que tem efeito antioxidante, seja alterada, interferindo no processo regenerativo da pele.

    “Além disso, os níveis de cortisol, conhecido como ‘hormônio do estresse’, ficam maiores, diminuindo a produção de colágeno, o que torna a pele menos elástica e firme, facilitando o aparecimento das ‘linhas de expressão’. Também há diminuição na produção dos hormônios de crescimento, que auxiliam na cicatrização e espessamento da pele, o que faz com que ela fique cada vez mais fina”, completa a dermatologista.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes