Dormir bem é essencial para ter uma vida saudável, uma vez que o sono é o momento do dia que o corpo regula todas as suas funções. “Não é à toa que passamos um terço da vida dormindo. É nesse momento que restauramos todas as funções do nosso organismo, em que o cérebro consegue trabalhar a memória, aprendizado… É muito importante”, explica a otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono Luciana Moreira, que contou quais são as principais doenças ligadas à privação do sono. Confira!
Dormir mal pode causar obesidade
De acordo com estudos, se o indivíduo dorme mal, a leptina, hormônio que controla a fome, fica desregulada, elevando os níveis de grelina (hormônio estimulante do apetite). “Se a duração do sono for menor que 8 horas, esses efeitos podem ocorrer, sendo, assim, a privação de uma noite bem dormida um fator que contribui para a obesidade”, afirma a médica, destacando que “quanto menos se dorme, mais tempo se tem para comer e beber”.
Hipertensão também é uma doença ligada à falta de sono
Segundo Luciana, quem dorme mal tem mais chance de desenvolver hipertensão. “O sono é o momento em que o corpo regula todas as suas funções, e os hormônios fazem parte disso. Se há privação, há uma mistura de cortisol, noradrenalina e adrenalina, que contribuem para casos de hipertensão e outras doenças coronárias”, comenta.
Se você dorme mal, a chance de ficar estressado é grande
Como falado, os hormônios ficam desregulados durante uma noite de sono mal dormida. E o responsável por controlar o estresse é o cortisol. “Quando ele está baixo, em casos de noites mal dormidas, o corpo fica suscetível a dores, cansaços e irritabilidades”, explica.
Durma bem para evitar doenças e ter uma vida saudável
A médica afirma que dormir é um “remédio gratuito”, essencial para a vida humana. “Se você não conseguir dormir naturalmente, procure um especialista em Medicina do Sono, que vai te ajudar com dicas e medicamentos específicos para o seu caso”, comenta, recomendando algumas dicas para dormir bem:
– Vá para a cama em horários regulares, pois o corpo se habitua com a rotina;
– Durma em um ambiente adequado, limpo, e sem ruídos;
– Não ingira álcool, café e bebidas estimulantes perto da hora de dormir;
– Não tome medicamentos sem orientação médica
– Evite dormir de dia;
– Realize atividades relaxantes antes de dormir, como yoga, alongamento, meditação;
– Pratique atividades físicas regularmente.