O processo de envelhecimento da pele é influenciado por diversos fatores, o que inclui a exposição solar excessiva e desprotegida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a radiação solar ultravioleta é um dos principais agentes do envelhecimento da pele. Além disso, há o risco real de desenvolver câncer de pele.
Importância da proteção solar diária contra o envelhecimento da pele
“O sol é um dos fatores relacionados ao envelhecimento da pele. Sozinho ele não envelhece, mas qualidade de vida ruim e estresse emocional são a base para que o sol aja num terreno propício e contribua para o envelhecimento, aumentando o estresse oxidativo e a formação de radicais livres”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.
Segundo a especialista, a proteção solar ajuda a minimizar este fator importante para o envelhecimento. Esta proteção pode ser feita tanto com o filtro solar, quanto com uso de itens como barraca, chapéu e óculos de sol, principalmente em dias de praia, quando a exposição é maior. Vale também buscar sempre os horários em que os raios ultravioleta são menos intensos (antes das 10h e depois das 16h).
Outros cuidados importantes para a saúde da pele
Além disso, é importante que outros cuidados de saúde sejam aplicados no dia a dia. Manter uma boa alimentação, rica em nutrientes variados, praticar exercícios físicos regularmente e outras atividades que ajudem na redução do estresse e ansiedade são formas importantes de retardar o envelhecimento da pele.
“Ter uma boa qualidade de vida faz com que seu corpo esteja sempre saudável e apto a dar atenção adequada à pele. Quando seu corpo vive no limite, com poucos nutrientes e sob constante instabilidade emocional, a tendência é que dê prioridade a órgãos vitais em detrimento da pele”, explica a dermatologista.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/
Foto: Shutterstock