Existe alguma diferença entre olheiras e bolsas embaixo dos olhos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma diferença entre olheiras e bolsas embaixo dos olhos?

Quando a região abaixo dos olhos aparece escura e inchada, é normal as pessoas logo acharem que se trata de olheira. Contudo, é possível que, na verdade, sejam bolsas, que também são muito comuns na região. Afinal, qual é a diferença?

Características de olheiras e bolsas palpebrais


“Existem diferenças entre ambas. As olheiras, na realidade,
se dão por um conjunto de fatores, como pigmentação por excesso de melanina, profundidade e vascularização, enquanto as bolsas são resultado de excesso de pele (flacidez) e gordura na região da pálpebra inferior”, informa a dermatologista Aline Guimarães.

A médica explica que o fator profundidade das olheiras está ligado a um componente genético, acentuando-se com o processo natural de envelhecimento. Já o fator vascularização se refere aos vasinhos que ficam abaixo da pele na área inferior dos olhos. “Quando esses pequenos vasos ficam dilatados, dão o aspecto de olheira mais arroxeada e olhar mais cansado – o que pode ocorrer, por exemplo, depois de uma noite mal dormida”.

Quais são os tratamentos para olheiras e bolsas?


Existem diferentes tratamentos para as duas situações. No caso das olheiras, pode-se realizar a aplicação de preenchimento com ácido hialurônico, naquelas que apresentam profundidade. “Quando o componente de pigmentação é intenso, podemos associar o uso de laser para clarear a pele do local.
O uso de cremes clareadores para a área dos olhos também ajuda, tanto no componente pigmentar como também no componente vascular das olheiras”, indica Aline. Outras opções com disfarce imediato, além disso, também são bem-vindas, pois olheiras são uma queixa que incomoda e mexe com a autoestima dos pacientes.

Para as bolsas, muitas vezes é indicado procedimento cirúrgico (cirurgia plástica) para remover o excesso de gordura e pele da área. “Nos casos mais leves, o uso de cremes específicos pode auxiliar, bem como a realização de procedimentos que estimulam o colágeno, como o ultrassom microfocado ou radiofrequência”, afirma a profissional.

Dra. Aline Guimarães é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 155914

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma diferença entre olheiras e bolsas embaixo dos olhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.