AchèAchè
search
Título

Além de noites mal dormidas, quais fatores contribuem para a formação de olheiras?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Alguns fatores contribuem para a formação das olheiras. De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, além de noites mal dormidas, o hábito de esfregar sempre os olhos e usar maquiagem irritante se destacam nesse sentido. “A questão genética e o próprio processo de envelhecimento também contribuem para a formação das olheiras”.

Desenvolvimento das olheiras


O especialista explica que as olheiras podem ser formadas por acúmulo de gordura, gerando as características bolsas, mais profundas e escuras. “
Esse tipo de olheira está associado, classicamente, a um fator genético familiar importante. As olheiras mais congestionadas por excesso de vasos no local, que são difíceis de melhorar, não têm causa específica”.
Vale destacar no desenvolvimento das olheiras a ação da melanina, que ao ser produzida logo abaixo dos olhos, escurece a região; o processo natural de envelhecimento, que fragiliza e afina a pele, tirando o seu poder de regeneração; e o inchaço dos vasos sanguíneos localizados sobre a pele fina que fica sob os olhos.

Tratamento das olheiras


Hábitos saudáveis, como sono adequado
, boa alimentação e cuidados no uso de cosméticos locais, podem ajudar a evitar as olheiras. Além disso, é de suma importância abolir o tabagismo. “A dica que dou sempre é usar compressas geladas à noite com soro fisiológico no algodão, pois ajudam a controlar as olheiras”.
O tratamento voltado para combater as olheiras inclui também o uso de produtos específicos para clarear a região, como os ricos em vitaminas C, E e K1. Também são boas opções as substâncias que ajudam a diminuir o inchaço dos pequenos vasos que ficam sob os olhos e que fortalecem a pele, como hesperidina, alpha-arbutin, entre outros, evitando a flacidez.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes