search
    Título

    Além de noites mal dormidas, quais fatores contribuem para a formação de olheiras?

    Uncategorized

    Por

    Alguns fatores contribuem para a formação das olheiras. De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, além de noites mal dormidas, o hábito de esfregar sempre os olhos e usar maquiagem irritante se destacam nesse sentido. “A questão genética e o próprio processo de envelhecimento também contribuem para a formação das olheiras”.

    Desenvolvimento das olheiras


    O especialista explica que as olheiras podem ser formadas por acúmulo de gordura, gerando as características bolsas, mais profundas e escuras. “
    Esse tipo de olheira está associado, classicamente, a um fator genético familiar importante. As olheiras mais congestionadas por excesso de vasos no local, que são difíceis de melhorar, não têm causa específica”.
    Vale destacar no desenvolvimento das olheiras a ação da melanina, que ao ser produzida logo abaixo dos olhos, escurece a região; o processo natural de envelhecimento, que fragiliza e afina a pele, tirando o seu poder de regeneração; e o inchaço dos vasos sanguíneos localizados sobre a pele fina que fica sob os olhos.

    Tratamento das olheiras


    Hábitos saudáveis, como sono adequado
    , boa alimentação e cuidados no uso de cosméticos locais, podem ajudar a evitar as olheiras. Além disso, é de suma importância abolir o tabagismo. “A dica que dou sempre é usar compressas geladas à noite com soro fisiológico no algodão, pois ajudam a controlar as olheiras”.
    O tratamento voltado para combater as olheiras inclui também o uso de produtos específicos para clarear a região, como os ricos em vitaminas C, E e K1. Também são boas opções as substâncias que ajudam a diminuir o inchaço dos pequenos vasos que ficam sob os olhos e que fortalecem a pele, como hesperidina, alpha-arbutin, entre outros, evitando a flacidez.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes