Apesar do surgimento das olheiras ser bastante comum, especialmente com o passar do tempo, muitas pessoas se incomodam com a sua presença. Afinal, tais marcas prejudicam a aparência, revelando um aspecto desgastado do rosto. Por isso é que muitos recorrem a produtos que combatem as olheiras, como os clareadores para a área dos olhos.
“Nem todos os produtos que usamos para a face são adequados para a área dos olhos. A região das pálpebras apresenta uma pele mais fina e com características próprias, então é interessante usar um produto especialmente voltado para o cuidado dessa área. Os clareadores são excelentes opções nesse sentido”, aponta a dermatologista Aline Guimarães.
Clareadores se destacam por sua versatilidade
Segundo a especialista, o diferencial de alguns clareadores é a versatilidade. “Além de ajudarem a clarear o pigmento das olheiras, eles também contribuem para os cuidados da pele dessa área, prevenindo e auxiliando no tratamento de bolsas, flacidez e linhas”.
Em geral, as olheiras apresentam três componentes principais: pigmento, vascularização e profundidade. Os clareadores auxiliam no clareamento do pigmento e podem também estimular a microcirculação, reduzindo o aspecto arroxeado das olheiras. “No caso de olheiras mais profundas, muitas vezes está indicada também a aplicação de ácido hialurônico para suavizar o relevo”.
Importância da consulta antes de iniciar o tratamento
As olheiras estão no topo da lista das reclamações mais corriqueiras nos consultórios dermatológicos, o que indica que é algo realmente incômodo para muita gente. Para Dra. Aline, a busca por um especialista deve ser sempre incentivada. “É fundamental passar sempre por uma consulta antes de iniciar qualquer tratamento, para que o profissional possa ver qual o tipo predominante da olheira de cada paciente”.
Foto: Shutterstock