É verdade que a insônia pode prejudicar a saúde do coração?


  • +A
  • -A
Imagem do post É verdade que a insônia pode prejudicar a saúde do coração?

A insônia é uma doença que provoca dificuldade para pegar no sono e para se manter dormindo ao longo da noite. Segundo a pneumologista Renata Arbex, especialista em Medicina do Sono, uma noite bem dormida pode ser considerada um verdadeiro remédio para o corpo. Por outro lado, ter insônia prejudica a saúde do coração e de todo o corpo, gerando efeitos negativos até mesmo para a pele.

Insônia aumenta a chance de deposição de placas de gordura nos vasos sanguíneos


É no sono restaurador que o corpo reorganiza suas atividades metabólicas, diminuindo o ritmo do organismo para conseguir seguir em um novo dia. “Quando o sono não é restaurador, o cérebro e o sistema de atenção do corpo continuam em alerta, levando ao enrijecimento de vasos sanguíneos e a uma maior chance de deposição de placas de gordura”, alerta a profissional.

A baixa quantidade de horas de sono restaurador prejudica a saúde de uma maneira global, já que aumenta chances de ter outras doenças, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, depressão e ansiedade, além de sobrepeso e obesidade, por causa do aumento da fome.

Insônia está relacionada com o infarto


“Sabemos que a chance de sofrer infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais aumenta em pessoas que são sedentárias e têm hipertensão, diabetes e obesidade. Assim, a insônia também está relacionada indiretamente às doenças cardiovasculares”, afirma Dra. Renata.

A melhor forma de evitar essas consequências negativas para o corpo é procurar um médico para iniciar o tratamento da insônia. O combate à doença pode ser feito com o uso de medicamentos hipnóticos e com a adoção de medidas no dia a dia, como praticar exercícios físicos, diminuir a luz e ruídos no quarto e evitar o uso de telefones e computadores antes de dormir.

Dra. Renata Ferlin Arbex é pneumologista e especialista em Medicina do Sono, graduada pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e atua em Araraquara (SP). CRM-SP: 114800

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "É verdade que a insônia pode prejudicar a saúde do coração?"

Eliane R da Silva

Não sabia de todos esses riscos ,que a insônia pode provocar .Tenho um pouco de insônia ,vou mim cuidar e da mais importância ,na prevenção maior futura . Adorei o conteúdo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria Pio Pires

Eu dormia muito bem, eu tinha muito sono.. hj já não durmo bem… é horrível.. queria ter meu sono novamente ..

Maria Alves de Faria

ultimamente estou tendo insonia, muita tristeza, vontade de chorar, suor de repente, dor nas regioes dos dentes, formigamentos, uma dor de cabeça pesada, enfim estou tendo muitos problemas. qdo vejo o quanto engordei fico pessima.Dor de estomago enjoo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.