search
    Título

    Mexer no celular na hora de dormir pode atrapalhar a qualidade do sono?

    Uncategorized

    Por

    Ao deitar para dormir, muitas pessoas aproveitam para dar uma última olhada nas publicações dos amigos nas redes sociais e responder as últimas mensagens da noite. No entanto, muitas delas reclamam que têm dificuldade para pegar no sono, mas não sabem que o próprio hábito de usar o celular na hora de dormir pode estar provocando o problema e atrapalhando a qualidade do sono.

    Mexer no celular antes de dormir atrasa o sono


    “Aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones não devem ser usados pelo menos uma hora antes de dormir. A luminosidade excessiva e a interatividade estimulam o corpo a se manter desperto”, afirma a psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna. O resultado?
    Menos horas de sono por noite e um cansaço maior no dia seguinte.
    Para pegar no sono com mais facilidade, a médica recomenda estabelecer um “ritual de relaxamento” antes de deitar. “Faça atividades tranquilas e relaxantes próximo à hora de dormir. Reduza o uso de aparelhos eletrônicos e dedique este a tempo a tomar um banho morno, ouvir música ou praticar meditação”, aconselha a profissional.

    Luzes e ruídos fortes e temperatura desagradável prejudicam o sono


    Outra atitude que deve ser evitada para melhorar a qualidade do sono é não se concentrar nos problemas do dia a dia ao ir para a cama. O estresse e a ansiedade só irão atrapalhar. Para evitar que isso aconteça, separe alguns minutos depois do jantar para fazer uma lista de tarefas e compromissos do dia seguinte ou da semana para reduzir as preocupações na hora de dormir.

    Além disso, Camilla recomenda reduzir a luminosidade do ambiente para ajudar a preparar o organismo para iniciar o ciclo do sono. Apague as luzes, feche a cortina e tente bloquear qualquer entrada de luz forte no quarto. Evite beber muita água para não acordar no meio da madrugada para ir ao banheiro e procure deixar o cômodo em uma temperatura agradável.
    Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes