search
Título

Dormir ouvindo música pode prejudicar a qualidade do sono?

Dormir bem

Por

A música é uma parte importante na vida de muitas pessoas. Algumas delas estão sempre com fones de ouvido no caminho do trabalho, do local de estudo ou durante a prática de atividades físicas. Já outras têm dificuldade de dormir se não ouvirem seu artista preferido ou uma música calma.

Ouvir músicas calmas na hora de dormir ajuda a melhorar a memória


Será que esse hábito realmente ajuda a pegar no sono ou será que pode prejudicar a qualidade do sono? “Escutar música pode ajudar a embalar o sono, porém devem ser evitadas músicas muito agitadas. É melhor ouvir algo mais calmo, que ajude a relaxar”, afirma o especialista em sono Shigueo Yonekura.

Além de ajudar a dormir, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música na hora de dormir traz benefícios também para a memória. Testes realizados com 11 pessoas demonstraram que o aprendizado e a memória podem ser melhorados com estímulos musicais.

Músicas animadas podem atrapalhar o sono


Canções de ritmos mais acelerados, por outro lado, podem ter o efeito oposto: deixar a pessoa ainda mais agitada e prejudicar o sono. Uma noite mal dormida tem consequências que estendem ao longo do dia. “A privação do sono causa prejuízos na capacidade de atenção, de concentração e de memorização, além de gerar consequências para a produtividade profissional”, explica a especialista Camilla Pinna.

A psiquiatra diz ainda que a falta de sono é um desestabilizador do humor e, em casos mais graves, pode até precipitar quadros depressivos. Portanto, é importante garantir uma boa qualidade do sono. Reduzir o consumo de cafeína, praticar exercícios físicos regularmente e estabelecer horários para dormir e acordar em um ambiente confortável, com poucos ruídos e pouca luz são atitudes que ajudam a dormir bem.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes