AchèAchè
search
Título

Quais são os efeitos a longo prazo causados por noites mal dormidas?

Dormir bem

Por Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna

19 de outubro de 2023

Depois de um longo e cansativo dia, o corpo merece um tempo para descansar. O estresse, o cansaço e problemas no trabalho ou na família, no entanto, impedem que o organismo se entregue ao sono, relaxe e reponha as energias. Noites mal dormidas podem gerar consequências graves para a saúde física e mental, comprometendo bastante a qualidade de vida.

Prejuízos para o corpo

O sono é composto por quatro fases que se alternam ao longo da noite. Cada fase do sono tem sua importância para a manutenção da saúde do corpo. “Acordar durante a noite ou dormir menos que o recomendado provoca a fragmentação do sono e altera sua estrutura, contribuindo para a piora da sua qualidade”, afirma a psiquiatra e especialista em medicina do sono Camilla Pinna.

Em curto prazo, os efeitos da privação do sono são mais brandos, mas atrapalham o bem-estar no dia a dia. Podem surgir fadiga, dores no corpo e na cabeça. O indivíduo tende a ficar irritado e impaciente e apresenta dificuldade em raciocinar e prestar atenção, o que aumenta as chances de acidentes no trânsito e no trabalho.

Os efeitos a longo prazo

A longo prazo, as consequências passam a ser mais graves. “A privação de sono pode favorecer o aparecimento ou levar ao agravamento de problemas de saúde, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, depressão, além de dificuldades de atenção, concentração e memória”, explica Camilla.

Diversos fatores podem prejudicar a qualidade do sono e causar prejuízos para o corpo. “Dores, doenças respiratórias e endocrinológicas, depressão e ansiedade, assim como distúrbios relacionados especificamente ao sono podem interferir na qualidade do sono ou reduzir sua duração”, diz a psiquiatra.

Dormindo bem

A psiquiatra também alerta para a necessidade de reduzir o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas, o fumo e o uso de aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir. Para dormir bem, é recomendável um local adequado, com pouca iluminação, cama confortável e temperatura agradável para o corpo.
Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Newsletter
Tags
Má qualidade sono
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Sono em dia: você sabia que noites mal dormidas podem prejudicar sua imunidade?

Quantas vezes você já ouviu falar que dormir bem traz benefícios para sua saúde? Isso é verdade. Estar em dia com o sono torna o organismo mais forte, ou seja, ele fica com imunidade alta contra doenças. Mas quando deixamos a desejar na hora de descansar, com poucas horas de repouso, ficamos mais fracos e […]

Artigos
Como a má qualidade do sono prejudica o cérebro

Você sabia que a qualidade do sono pode afetar diretamente o funcionamento do seu cérebro?  O médico Lúcio Huebra, neurologista e membro da Academia Brasileira do Sono, explica que a privação de sono pode resultar em dificuldade de concentração, erros constantes e até mesmo acidentes que poderiam ser evitados com uma boa noite de descanso.  […]

Artigos
Moradora de Guarulhos passou a dormir melhor depois de controlar a pressão

Manter a pressão arterial sob controle é uma tarefa que nem sempre é fácil, mas é de extrema importância para a saúde do corpo e para uma vida com qualidade. A hipertensão é uma condição na qual os valores da pressão arterial estão acima do que os médicos consideram como saudáveis e que colocam em […]

Converse com um dos nossos atendentes