A falta de vitamina D pode provocar anemia? Como é essa relação?

  • +A
  • -A

A anemia é uma doença muito comum causada por deficiências no organismo que são detectadas no sangue. Apesar de ter diversos tipos, podemos destacar uma causa importante em alguns deles: a falta de nutrientes essenciais, que podem ser supridos não só pela alimentação, mas também por suplementação oral. Será que a vitamina D é um desses nutrientes? Será que a falta de vitamina D causa anemia? Quem tira essa dúvida é a endocrinologista Daniele Zaninelli. Confira!

O que é anemia?

Você provavelmente já ouviu de sua mãe ou avó que é preciso se alimentar bem, ou vai ficar anêmico. E não é que a sabedoria popular tem razão? De acordo com Dra. Daniele, a anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. “Segundo a Associação Americana de Hematologia, a anemia ocorre quando você não tem glóbulos vermelhos suficientes ou quando seus glóbulos vermelhos não funcionam adequadamente”, explica a médica.

Mas, como a alimentação influencia esse problema? Ocorre que a hemoglobina baixa pode ser causada pela deficiência de diversos nutrientes, como vitaminas e minerais. “Com isso, na anemia, independentemente da causa, não há glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Os sintomas da anemia costumam incluir cansaço e fraqueza. O quadro pode ser resultado de diversas condições de saúde e da carência de um ou mais nutrientes essenciais, especialmente ferro, vitamina B12 e folato”, esclarece a endocrinologista. 

Anemia e vitamina D têm relação?

Dra. Daniele destaca que a anemia e a deficiência de vitamina D são problemas de saúde que podem andar juntos. “A anemia é um problema muito comum na prática clínica. Em muitos casos, a causa não é prontamente aparente e várias condições podem estar contribuindo. A deficiência de vitamina D é comum em pacientes com problemas de saúde, onde a anemia pode coexistir”. Entretanto, a endocrinologista esclarece que ainda não foi estabelecida uma relação de causalidade entre anemia e deficiência de vitamina D.

Para manter-se sem anemia e sem hipovitaminose D (como chamamos a carência desse nutriente no corpo), alguns hábitos podem ajudar: manter uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais, priorizando alimentos como feijão, brócolis, carnes e laticínios em geral; expor-se ao sol com proteção solar por pelo menos 15 minutos ao dia e fazer atividades físicas com regularidade. Também é possível suplementar tanto a vitamina D quanto o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico, mas é indicado consultar um endocrinologista antes de fazer uso de qualquer suplementação oral.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniele Zaninelli

Dra. Daniele Zaninelli

Endocrinologia

CRM: 16876 / PR

TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A falta de vitamina D pode provocar anemia? Como é essa relação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.