A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser investigadas e tratadas rapidamente.
Deficiência de vitamina D pode ser causada pela falta de sol
Segundo a nutricionista Carla Cotta, o fator que mais impacta a quantidade da substância no corpo é não tomar banhos de sol: “Falta de exposição ao sol de maneira frequente e no horário mais indicado de radiação solar é a principal causa de deficiência de vitamina D”. O nutriente começa a ser produzido pelo corpo quando a luz solar toca a pele e desencadeia uma série de reações.
Para resolver as baixas quantidades de vitamina D no corpo, a solução mais eficiente seria se expor à luz solar de forma adequada, para reduzir os riscos de desenvolver câncer de pele, ou a suplementação de vitamina D.
Alimentação fornece pequenas quantidades de vitamina D
A vitamina D também pode ser adquirida por meio da alimentação, mesmo que em menores quantidades. “A vitamina D é encontrada em alguns peixes gordos, como anchova, atum, salmão e sardinhas”, cita Carla. Manteiga, queijo, carne bovina, cogumelos e vegetais verde-escuros, como couve, brócolis e espinafre também são fontes.
A falta de vitamina D no organismo pode gerar problemas graves, como diz a profissional: “Cansaço, ineficiência do metabolismo de aproveitamento do cálcio, risco de osteoporose e outras doenças ósseas, mau funcionamento da tireoide e outras possíveis consequências, como depressão e queda de cabelo”. Nas crianças, a deficiência do nutriente pode provocar também raquitismo.
Uma opção interessante para quem tem restrição à exposição solar ou tem dificuldade de atingir a quantidade de vitamina D, é procurar um médico para que uma suplementação seja indicada.
Foto: Shutterstock