AchèAchè
    search
    Título

    Quais vitaminas e minerais estão mais associados à imunidade do organismo?

    Uncategorized

    Por

    O sistema imunológico é o grande responsável por proteger o corpo de vírus e bactérias causadores de doenças. Segundo o portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e, assim, a prevenir essas doenças, visto que o sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos para realizar uma série de reações bioquímicas e atuar adequadamente. Quais são essas vitaminas e esses minerais? Descubra!

    Dieta saudável colabora para a imunidade do organismo


    A imunologista Anete Grumach afirma que uma dieta
    balanceada, rica em vitaminas e minerais, é fundamental para auxiliar a defesa imunológica. “Há vários estudos que mostram o envolvimento de vitaminas e minerais na resposta imune do organismo, como os minerais zinco e selênio. Já a vitamina A, por exemplo, está envolvida nos processos inflamatórios do corpo”, informa.

    Outro nutriente importante para a imunidade do organismo é a vitamina E, que em doses adequadas aumenta a atividade das células do sistema imunológico, beneficiando a ação dos leucócitos (um dos tipos de células de defesa do corpo), e combate os radicais livres, associados ao surgimento de doenças como câncer e Alzheimer. Por outro lado, a falta de vitamina E pode aumentar as chances de infecções e anemias.

    Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e minerais


    De acordo com Dra. Anete, é preciso haver um balanceamento correto entre esses componentes, uma vez que altas doses desses nutrientes também podem trazer problemas. A suplementação sem acompanhamento, por exemplo, pode aumentar esse risco. “O excesso desses nutrientes t
    ambém pode causar problemas e complicações a vários órgãos. É indicado consumi-los em frutas, legumes e verduras”, recomenda a médica.

    Além dos cuidados com a alimentação, a incorporação de uma prática regular de exercícios físicos na rotina aumenta a produção de anticorpos e reduz o estresse, outro fator responsável pela queda na imunidade. Evitar o consumo de álcool e cigarro, fatores que facilitam o surgimento de infecções e que inibem a resposta imunológica do corpo, também são medidas que ajudam a combater a imunidade baixa.


    Dados do Portal Saúde Brasil:
    http://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes