Qual é a importância do zinco para imunidade do organismo?


  • +A
  • -A

O zinco é um nutriente que tem diversas funções no organismo, destacando-se na participação da síntese e degradação dos carboidratos, lipídios e proteínas, na defesa contra agentes antioxidantes, na recuperação de uma diarreia e na manutenção do crescimento do corpo. Mas, um de seus trabalhos mais importantes é garantir que a imunidade do organismo esteja sempre em pleno funcionamento.

Falta de zinco afeta número de células de defesa do corpo


“No sistema imunológico, o zinco desempenha um papel fundamental pelo fato das células do sistema apresentarem altas taxas de proliferação e este mineral está envolvido na replicação do DNA”, afirma a nutróloga Paula Whyte.
A falta de zinco está relacionada à atrofia do timo e de outros órgãos, além da linfocitopenia, que é a queda considerável da quantidade de células de defesa encontradas no sangue.

O desequilíbrio do número das células de defesa, chamadas de glóbulos brancos, altera a regulação do sistema imunológico, afetando sua capacidade de resposta diante da invasão de vírus, bactérias e outros microrganismos. Como consequência, o corpo fica mais vulnerável a gripes, resfriados e infecções alimentares e o processo de cicatrização tende a demorar mais.

Crianças e idosos são mais vulneráveis aos efeitos da falta de zinco


Segundo a especialista, a
deficiência de zinco atinge pelo menos 25% da população mundial em risco, principalmente nos países em desenvolvimento. “Crianças, mulheres jovens, idosos e indivíduos em dieta restritiva são caracterizados como subgrupos de risco de ingestão diária insuficiente, podendo desenvolver uma deficiência”, diz a profissional. Os sintomas observados nestas pessoas variam de lesões de pele, anorexia e queda de cabelo e a retardo do crescimento.

Para garantir a quantidade necessária de zinco, é importante manter uma dieta equilibrada. “Os produtos animais são geralmente as fontes mais importantes de zinco, em termos de conteúdo e biodisponibilidade, mas há outras fontes, como o gérmen de trigo, grãos integrais, aveia, castanhas, nozes, amêndoas, queijo, leite e feijão”, cita Paula. Nos casos de deficiência de zinco ou nos grupos de risco, a suplementação pode ser indicada e acompanhada por um médico.

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
diarreia
imunidade
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Qual é a importância do zinco para imunidade do organismo?"

Bruno carile

Interessante o artigo particularmente no meu caso que passei dos 70.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruno, continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços!

Maria da Conceição

Qual o suplemento indicado que contém zinco?Minha imunidade é muito baixa por causa de vacina Humira que tomo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, uma dieta equilibrada com produtos animais, trigo, aveia, castanhas, nozes, amêndoas, queijo, leite e feijão podem suprir a necessidade de zinco do nosso organismo. Nos casos de deficiência de zinco, o suplemento pode ser indicado e acompanhado por um médico. Abraços.

Rosi.ar Ribeiro da silva

Olá!Boa noite,eu estou fazendo um tratamento com Alergista e ele receitou umas cápsulas e contém zico achei um pouco estranho!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rose, a falta de zinco tem consequências, como fragilidade do sistema imunológico, ferimentos que não cicatrizam, dificuldade de sentir gosto salgado de alimentos, problemas na pele (psoríase), aumento dos níveis de glicose no sangue, pele seca e amarelada, além de outros. Ou seja, é um mineral de extrema importância em nosso organismo. Abraços!

Evandro Marcio de Sousa carvalho

Eu gosto muito das dicas ,sobre esses tipo de doença dos ossos e coluna, pois eu sinto muitas dores nas perna e na coluna

CUIDADOS PELA VIDA

Que bom que gostou, Evandro! Continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços.

Sebastiao

Olá Dra. Paula!Minha imunidade está muito baixa, fiz alguns exames com um imunológista e ele me disse que minha imunidade está de uma criança de 2 anos!O que eu posso estar fazendo pra aumentar mis rápido a imunidade?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sebastião, vários fatores podem contribuir para que o nosso organismo sofra um enfraquecimento imunológico. Pessoas mais estressadas, que dormem pouco, com alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade e vida desregrada são algumas das causas da baixa imunidade. Vou disponibilizar para você dois artigos com algumas dicas que podem te ajudar. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/turbinar-imunidade-inverno
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/dieta-de-protecao-alimentos-para-aumentar-imunidade

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.