search
    Título

    Qual é o papel da vitamina E na imunidade do organismo?

    Uncategorized

    Por

    O sistema imunológico é a parte do organismo responsável por combater vírus, bactérias e qualquer outro invasor microscópico ou substância que entra em contato com o corpo. O bom funcionamento da imunidade é muito importante para a saúde e a nutrição pode ajudar a fortalecê-la. Nesse sentido, a vitamina E é um nutriente muito importante para manter o sistema imune funcionando adequadamente.

    “Os estudos demonstram que doses adequadas de vitamina E aumentam a atividade imunológica nas células de defesa e diminuem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce“, afirma a nutricionista Leticia Callado.

     

    Vitamina E aumenta ação das células de defesa

     


    Quem se beneficia da ação do nutriente são os leucócitos. Também conhecidos como glóbulos brancos, essas células são um grupo de defesa do organismo, entre os quais se destacam os linfócitos, que se tornam mais eficientes diante de um bom suprimento de vitamina E no corpo.

    Os grupos de pessoas que mais sentem as vantagens do consumo adequado de vitamina E são os fumantes e praticantes de atividades físicas, devido à ação antioxidante, e os idosos, cujos níveis do nutriente ficam reduzidos, resultando em uma menor capacidade de resposta do sistema imunológico.

     

    Quem consome pouca vitamina E pode ter mais infecções

     


    A falta de vitamina E no corpo pode aumentar as chances de contrair infecções, como gripes e resfriados, além de uma série de outras questões de saúde, como anemia, problemas musculares e na visão.

    Uma forma de se prevenir é criar uma alimentação rica no nutriente, com o auxílio de um nutricionista. Avelã, nozes, amêndoa, gérmen de trigo, azeite de oliva e semente de girassol estão as principais fontes de vitamina E. Em alguns casos, quando a alimentação não é suficiente para atingir as quantidades diárias recomendadas ou há alguma dificuldade de absorção, a suplementação também pode ser indicada, por isso, converse com seu médico, que vai indicar o melhor curso de ação.

     

     

     

    Foto: Pixabay

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes