AchèAchè
search
Título

As necessidades diárias de vitamina E variam de acordo com gênero e idade?

Nutrição

Por Carla Cotta

19 de outubro de 2023

A vitamina E é um dos nutrientes que mais se destaca quando o assunto é proteção ao corpo e, portanto, trata-se de uma substância que deve ser consumida diariamente. No entanto, segundo a nutricionista Carla Cotta, a quantidade de vitamina E de que o corpo precisa muda ao longo da vida e de acordo com a rotina de cada pessoa.

Vitamina E é importante para idosos e lactantes


Comparando os gêneros, Carla acredita que não há diferenças significativas nas necessidades diárias de vitamina E. O mesmo não pode ser dito ao analisar faixas etárias, já que pessoas na terceira idade podem se beneficiar de quantidades maiores da substância. Para as mulheres, o período da lactação também requer doses maiores de vitamina E. Já nas crianças, a quantidade necessária aumenta até os 10 anos.

A vitamina E também é muito importante para outras faixas demográficas. “A vitamina E é um potente antioxidante e, assim, indivíduos mais estressados, praticantes de atividades físicas e fumantes necessitam de aportes maiores”, explica a profissional. O ideal, no entanto, é parar de fumar, para evitar os diversos problemas causados por esse vício.

Falta de vitamina E causa fraqueza muscular e anemia


O baixo consumo de vitamina E pode trazer graves problemas à saúde. “A vitamina E atua na defesa das células e sua falta pode causar anemia, problemas musculares e, na gestação, a deficiência pode causar abortos ou nanismo no feto”, alerta a especialista. Fraqueza, tremores e problemas na visão estão entre os sintomas da falta do nutriente.

A vitamina E é primordialmente adquirida por meio da alimentação. Gérmen de trigo, amendoim, abacate, manteiga e óleos vegetais, como o azeite, são fontes da substância. A nutricionista afirma ainda que a suplementação equilibrada e acompanhada por um profissional é uma alternativa para as pessoas que não fazem uma ingestão adequada de vitamina E.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
vitamina E
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas do envelhecimento celular precoce?

O envelhecimento celular precoce ocorre em função da grande quantidade de radicais livres no corpo. Resultantes do excesso de oxigênio, essas substâncias são produzidas normalmente pelo organismo e desempenham papel importante para o seu funcionamento, (apesar de serem tóxicas) caso não haja excesso. O tabagismo é um dos hábitos que mais contribuem para aumentar a […]

Artigos
A vitamina E pode ajudar a prevenir o Mal de Parkinson?

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central irreversível que afeta mais de 50% da população mundial (especialmente pessoas acima dos 65 anos de idade). Dentre seus sintomas, destacam-se os tremores nas mãos, mas a coordenação motora de todo o corpo pode ser comprometida. Apesar de não ter cura, o problema […]

Artigos
Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?

A vitamina E tem papel importante na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais causados pelas espécies reativas do oxigênio, conhecidas popularmente como radicais livres. Segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues, a vitamina E atua protegendo a membrana celular e doando um hidrogênio para o radical, transformando-o em uma substância não prejudicial ao corpo. Vitamina […]

Converse com um dos nossos atendentes