search
    Título

    Quais são os alimentos ricos em vitamina E mais consumidos no dia a dia?

    Uncategorized

    Por

    A vitamina E não é uma das mais conhecidas do grande público, mas tem grande importância para o bom funcionamento do nosso corpo. É capaz de você consumir alimentos ricos no nutriente e não ter a ideia disso. Que tal ficarmos mais íntimos do assunto?

    “E” de essencial

    O tocoferol, como também é conhecida a vitamina, é um potente antioxidante para o nosso organismo. Além disso, ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento nas pessoas, acelera a cicatrização de ferimentos, fortalece o sistema imunológico, ajuda na fertilidade masculina e feminina e a nos preservar de doenças sérias e graves. “A vitamina E é responsável por nos proteger de doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares”, destaca a nutricionista Suely Iglesias.

    O que ‘E’, o que ‘E’?

    As fontes de vitamina E são diversas por meio da alimentação e facilmente encontradas. Ela pode ser obtida em alimentos de origem vegetal e animal. Mas quer ver como consumir o nutriente é mais comum como você imagina? Sua presença pode ser notada em couves, avelã e até no amendoim. No universo das frutas, abacate e mamão são ricas procedências. “Os alimentos ricos em vitamina E são aqueles fontes de lipídios, como óleos vegetais, castanhas em geral e sementes”, exemplifica a nutricionista Caroline Codonho.

    Cuidado com as dietas

    Diante de tantos benefícios que a vitamina pode fornecer para o nosso corpo, Caroline chama atenção para algumas dietas que são realizadas sem a indicação de um profissional. “Um grande risco que vejo hoje são as ‘dietas’ irresponsáveis que restringem gorduras e o baixo consumo de vitamina E. Para se ter uma ideia da importância dela, a sua deficiência pode ocasionar até problemas relacionados a anormalidades genéticas”, alerta a profissional.

    Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em fisiologia e metabolismo com aplicação em atividade física e nutrição e especialista em saúde da família e comunidade (medicina preventiva). CRN4 13100445

    Dra. Suely Iglesias é nutricionista, formada pela UFRJ, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pela Unifil e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN 95100018-RJ 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes