Vitaminas são muito importantes para o aumento da imunidade, assim como outros tipos de nutrientes, como os minerais, por exemplo. As diversas vitaminas disponíveis e distribuídas entre os mais variados alimentos (além do sol, que é a principal fonte da vitamina D) garantem o bom funcionamento de inúmeras “engrenagens” do organismo, o que inclui seus mecanismos de defesa.
Principais vitaminas para “turbinar” o sistema imune
Porém, alguns nutrientes específicos atuam com mais influência no sistema imunológico do que os demais. De acordo com a pediatra Flávia Bello, os nutrientes que mais trazem benefícios ao sistema imune, ainda mais no caso das crianças, são: vitamina D, ferro e zinco. Como a imunidade dos pequenos é mais frágil, é importante que os pais tenham bastante atenção e cuidado para garantir o consumo adequado desses nutrientes.
Segundo a nutróloga Paula Paixão de Madrid Whyte, a vitamina D também pode ser obtida via alimentação, de forma complementar à exposição solar. “A vitamina D pode ser obtida a partir de fontes alimentares, como, por exemplo, óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos (salmão, atum, cavala), gema de ovo e cogumelos”, informa a profissional.
Conforme informações veiculadas no portal do Ministério da Saúde, a exposição solar pode oferecer até 80% da quantidade de vitamina D necessária diariamente pelo corpo; os outros 20% ficam à cargo da alimentação. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a ingestão de vitamina D diária deve ocorrer com exposição durante 15 a 20 minutos, três vezes na semana, pelo menos, sem protetor solar e nos horários em que os raios solares são menos perigosos (antes das 10h e depois das 16h).
Tratamento medicamentoso para fortalecer a imunidade
Além do consumo de vitaminas e minerais, pode ser importante o tratamento medicamentoso voltado especificamente para o reforço da imunidade. Esse tipo de remédio é indicado no caso de crianças que apresentam deficiência imunológica acima do normal. O tratamento estimula o fortalecimento das defesas do organismo, diminuindo a incidência de infecções comuns em momentos de baixa na imunidade.
Dados do Ministério da Saúde:
http://www.blog.saude.gov.br/geral/34330-vitamina-d
Foto: Shutterstock