Qual a importância da vitamina C na saúde das crianças?


  • +A
  • -A

A vitamina C promove uma série de benefícios ao organismo das pessoas em todas as faixas etárias e o seu consumo é recomendado desde que o período da amamentação termina, por volta dos seis meses de idade. Um dos efeitos positivos desse nutriente é o fortalecimento da imunidade, que nos primeiros anos de vida ainda não está plenamente desenvolvida. Portanto, pode-se dizer que a vitamina C é vital para as crianças.  

Benefícios do consumo de vitamina C desde a infância


“A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, possui propriedades antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e
é essencial para a síntese do colágeno no organismo”, afirma a pediatra Patrícia Rodrigues. Por conta disso, ajuda no combate ao envelhecimento precoce, na defesa contra infecções e na formação de ossos, vasos sanguíneos e dentes.  

De acordo com a médica, a deficiência dessa vitamina pode causar diversos sintomas, como fadiga, irritabilidade, diminuição de força nos membros e perda de apetite. “Em casos mais graves, pode levar a uma doença relativamente rara, chamada de escorbuto. Para evitar esses males, deve-se buscar as principais fontes do nutriente, que são as frutas e as hortaliças”.

Fontes ricas de vitamina C na alimentação


As frutas cítricas, como a laranja, e as vermelhas, como o morango, são fontes importantes de vitamina C
. Estima-se que com pedaços pequenos dessas frutas é possível atingir as demandas diárias de vitamina C em crianças de diferentes idades. Um bebê de 6 a 12 meses, por exemplo, necessita de cerca de 50 mg/dia, enquanto uma criança de 4 a 8 anos precisa de mais ou menos 25 mg a cada dia. Contudo, se a alimentação não for o suficiente, deve-se recorrer aos suplementos.

Além das frutas, há outros alimentos que contêm vitamina C e que devem ser introduzidos na dieta dos pequenos. Couves e brócolis são alguns exemplos. É fundamental que todas essas fontes sejam introduzidas desde cedo nas refeições para que as crianças se acostumem logo com elas e aprendam a saboreá-las. Quanto mais tarde for o contato, maior será a resistência a esses alimentos.  

Dra. Patrícia Rodrigues Lucchetti é médica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques e pediatra pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM: 52-99909-1

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual a importância da vitamina C na saúde das crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.