Convencer as crianças de que comer verduras e legumes no lugar de pizza, salgadinhos e batata frita pode ser uma tarefa bem difícil e muitos pais se perguntam qual é a melhor maneira de introduzir estes alimentos nas refeições dos filhos sem receber de volta caretas e birras. Levá-los ao supermercado para acompanhar as compras de perto é uma boa forma de estimular a alimentação saudável.
Pais devem se alimentar de forma saudável para dar exemplo aos filhos
Segundo o pediatra Bruno Amaral, comer bem é uma questão de hábito e dar o exemplo é o primeiro passo em direção à alimentação saudável. Ao passar pelas prateleiras do mercado, mostre as verduras, descreva os sabores das frutas, estimule a curiosidade e a vontade de provar os pratos, contando como preparar as refeições e como os membros da família gostam destes alimentos.
“Se você tem hábitos saudáveis e os introduz na alimentação das crianças a partir dos seis meses de idade, fica muito mais fácil. Claro que a criança não vai gostar de tudo, os adultos também não gostam de tudo”, afirma o médico. “Mas o que não pode é ela não experimentar nenhum legume ou verdura”. Ainda durante as compras, evite passar pelos corredores com produtos pouco indicados, como salgadinhos, doces e refrigerantes.
Estimule a alimentação saudável preparando as refeições com os filhos
Ao chegar em casa, chame seus filhos para participar do preparo das refeições e até da merenda escolar, mas longe de facas e do fogão. É possível até mesmo utilizar a criatividade para pensar em outras maneiras de servir os alimentos. “O alimento é o mesmo, mas pode ser que a criança aceite de uma forma, mas não aceite de outra”, explica o pediatra.
“Hoje, existe uma variedade enorme de produtos e de formas que você pode trabalhá-los. Você pode oferecer a cenoura, por exemplo, em rodelas, palito, em quadradinho ou pode fazer um biscoito com farinhas saudáveis”, diz o especialista. Já com a batata-doce, citando outro exemplo, os pais podem preparar purês, podem fazer chips ou ainda assá-las.
Foto: Shutterstock