A escolha da merenda escolar dos filhos pode até ser algo extremamente simples, mas é importante que os pais tenham atenção com os alimentos que seus pequenos consomem. Isso porque é comum que as crianças prefiram comer produtos industrializados, como biscoitos, bolos e batatas chips, na hora do recreio, que geralmente são cheios de açúcar, gordura e sal, três elementos que, em excesso, são bem prejudiciais.
Alimentos naturais e nutritivos devem ser priorizados na merenda
Tendo em vista que esses alimentos são muito calóricos, gordurosos e pouco nutritivos, fica a cargo dos pais orientar os filhos a levarem lanches mais saudáveis. É fundamental que os pais busquem uma dieta balanceada, para que a criança absorva todas as vitaminas e minerais necessários em sua alimentação.
“Sempre oriento mandar um carboidrato (pão com requeijão, bolo), água, chá ou água de coco natural” e uma fruta in natura (mas não o suco de fruta de caixinha, que só tem açúcar, e nem mesmo o suco natural, pois este possui muita frutose, que é o açúcar da própria fruta)”, comenta a pediatra Ana Paula Pires.
Convencendo os filhos a substituir frutas por biscoitos
Contudo, convencer os filhos a levarem esses alimentos mais saudáveis para o colégio, enquanto os colegas comem tudo aquilo que é considerado mais gostoso, acaba sendo um desafio. Por isso mesmo é válido acostumá-los desde cedo a gostar das opções mais nutritivas. Isso pode, inclusive, levar a escolhas mais saudáveis ao longo da vida.
“O melhor jeito é o exemplo. Ou seja, se os pais têm o hábito de comer na frente dos filhos coisas naturais, saudáveis, a tendência é que os pequenos passem a comer também esses alimentos, sem nenhum esforço. Mais do que isso, é provável que eles apreciem e façam questão de ter esses itens em suas lancheiras”, conclui.
Foto: Shutterstock