Andar descalço faz mal para a criança? Desvendamos esse e outros mitos sobre a saúde infantil!

  • +A
  • -A

Quando o assunto é a imunidade infantil, diversos mitos ainda devem ser combatidos. O sistema imunológico dos pequenos só amadurece por completo na pré-adolescência, por volta dos 12 anos de idade. Por isso, muitas crianças ficam doentes com frequência e acendem um sinal de alerta nos pais e responsáveis, que tendem a se perguntar se estão fazendo algo de errado.

Neste contexto, é importante não se render a crenças populares e tirar todas as dúvidas existentes com um especialista em saúde infantil. A seguir, o pediatra Valderi Júnior desvenda se é verdade que andar descalço faz mal e ainda esclarece outros mitos sobre o que pode deixar a criança doente. Confira! 

Andar descalço em ambientes limpos não faz mal para a criança

Dr. Valderi explica que, ao contrário do que muita gente pensa, andar descalço vai deixar a criança gripada ou resfriada. “As infecções são causadas por agentes e esses agentes não aparecem porque você está descalço. Você tem que pegar a infecção de outra pessoa: existe o contato, o período de incubação, a manifestação clínica, a convalescença e, depois, você fica bem. Essa é a história natural de qualquer doença”, relata o médico. 

É claro que esta orientação diz respeito ao hábito de andar descalço em ambientes limpos. Em outros locais, como em áreas sem saneamento básico ou em lugares afetados por enchentes, os pais devem ficar em alerta. O contato dos pés da criança com pisos sujos pode gerar contaminações por fungos, bactérias e parasitas – além do risco de lesões com objetos pontiagudos, como cacos de vidro e pregos. Sendo assim, cautela e bom senso são indispensáveis. 

Pegar chuva também não causa doenças infecciosas, como gripe e resfriado

A crença de que pegar chuva causa gripe ou resfriado também não é verdadeira. “Tomar água gelada, pisar na calçada, pegar chuva… Nada disso existe. Chuva não faz mal a ninguém, é semelhante a tomar banho no chuveiro. O que pode acontecer é a criança tomar chuva e passar um longo período molhada ou úmida em um ambiente frio. Aí sim, ela pode acabar ficando doente por doença respiratória”, orienta Dr. Valderi. 

“Outra possibilidade é a criança estar em um ambiente fechado por causa da chuva e ficar mais aglomerada perto de outras pessoas. Se essas pessoas estiverem com doenças transmissíveis pelo ar, como resfriado e até a COVID-19, a criança poderá se infectar, mas não por conta da chuva”, acrescenta o pediatra. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Valderi de Sousa Júnior

Dr. Valderi de Sousa Júnior

Pediatria

CRM: 6616 / CE

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Andar descalço faz mal para a criança? Desvendamos esse e outros mitos sobre a saúde infantil!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.