O sistema imunológico dos seres humanos é imaturo nos primeiros anos de vida. Com o tempo, as crianças vão fortalecendo a imunidade, mas, no geral, a infância é marcada por muitas infecções, febre e preocupação por parte dos pais. A maturidade imunológica se estabelece na pré-adolescência, quando o indivíduo já se expôs bastante e já tomou grande parte das vacinas.
“O sistema de defesa de uma criança é parcialmente imaturo até os quatro anos de vida. A partir daí vai se desenvolvendo até completar sua maturidade por volta dos 12 anos de idade. Para maior proteção das crianças, é muito importante que elas sejam mantidas em aleitamento materno, se possível, até os dois anos de idade ou mais, por conta dos fatores de proteção (ex: a imunoglobulina A, que protege as mucosas respiratórias e digestiva dos bebês)”, informa a imunologista Cláudia Lobo César.
Dicas para evitar problemas de saúde na infância
Para evitar problemas para os pequenos nesses primeiros anos em que a imunidade ainda é baixa, é importante que os pais garantam que seus bebês estejam com suas vacinas em dia e os mantenham longe de pessoas doentes e de ambientes fechados, com aglomerado de gente (principalmente na época do outono e inverno onde aumenta a frequência das infecções).
Também é aconselhado retardar, se possível, a entrada na creche, no intuito de proteger os bebês das infecções. As crianças também devem ficar em ambientes livres de poluições ambientais, como, por exemplo, fumaça de cigarro. As mães devem higienizar as mãos cada vez que forem alimentar seus pequenos ou após trocá-los.
Como as crianças podem ser saudáveis mesmo com o sistema imunológico imaturo?
“As crianças que são amamentadas, que recebem as vacinas em dia, que não recebem muitas medicações que agridem a microbiota (micro-organismos que colonizam nosso organismo e que possuem grande função de defesa contra agressores) – como por exemplo os antibióticos – que possuem uma alimentação balanceada, sono de qualidade, e recebem muito afeto de seus cuidadores, com certeza vão ter um sistema de defesa mais competente até que atinjam a maturidade a partir dos 12 anos de idade”, completa a médica.
Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881
Foto: Shutterstock