AchèAchè
    search
    Título

    Como a falta de saneamento básico favorece o surgimento de parasitoses intestinais?

    Uncategorized

    Por

    O surgimento de parasitoses intestinais está diretamente associado à falta de saneamento básico, tendo em vista que isso aumenta significativamente as chances dos moradores locais consumirem água e alimentos contaminados. Se não há tratamento adequado de água e esgotos, fica mais difícil garantir a higiene pessoal e daquilo que será ingerido. 

    Limpeza dos alimentos, água e mãos é essencial


    “A falta de saneamento básico (esgotos a céu aberto, água não tratada, rios e mares poluídos, etc..) facilita o
    contato de fezes contaminadas com cistos ou larvas de parasitas com água e alimentos. Quando estes são ingeridos, inicia-se a cadeia de transmissão da parasitose em questão”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

    Portanto, a higienização dos alimentos e filtragem da água para beber devem ser reforçadas nas regiões com saneamento básico deficiente. Mesmo em locais mais estruturados, os cuidados devem ser tomados com rigor, tanto de limpeza do que será ingerido, quanto das mãos, especialmente depois que chegar em casa e imediatamente antes das refeições. 

    Sintomas e tratamento das parasitoses intestinais


    O quadro clínico das infecções causadas por parasitas intestinais varia muito. Pode ser assintomático, apresentar sintomas leves ou incômodos intensos, configurando um quadro mais grave. Os principais
    sintomas associados às parasitoses intestinais são distensão abdominal, azia, cólica, dor abaixo das costelas, diarreia e vômitos. 

    O tratamento contra parasitoses intestinais é, fundamentalmente, medicamentoso. É preciso consultar um médico especialista para indicar o remédio mais adequado, levando em conta as características do quadro em questão. A duração do tratamento também será definida pelo médico e deve ser respeitada. Além dos medicamentos, deve haver uma mudança na alimentação durante o período de recuperação.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes