AchèAchè
    search
    Título

    Como as principais parasitoses intestinais são transmitidas?

    Saúde Infantil

    Por

    As infecções causadas pelos parasitas intestinais provocam uma série de sintomas, como dor abdominal e diarreia. Os responsáveis por esses problemas são vermes e protozoários que chegam até o intestino humano, se alojam e conseguem até se reproduzir. A gastroenterologista Amanda Medeiros explica como é feita a transmissão das principais parasitoses intestinais

    Falta de saneamento básico facilita transmissão de parasitas


    “Parasitas como Ascaris sp, Trichuris sp e Ancylostomas sp, após terem seus ovos eliminados no meio ambiente, requerem período de maturação para se tornarem infectantes”, afirma a especialista. Esses seres vivos são os responsáveis pela
    ascaridíase (lombriga), pelo verme do chicote e pela ancilostomose (amarelão), respectivamente. 

    De acordo com a médica, “sua transmissão pode ocorrer por meio de vegetais mal lavados, terra contaminada, água não tratada (ausência de rede de distribuição e de coleta) e outros fatores em que ocorre exposição ao meio ambiente contaminado”.

    Já no caso da giardíase, a eliminação do parasita infectante acontece no momento de eliminação das fezes, o que permite que sua transmissão seja feita por meio do contato entre humanos, da via fecal para a via oral, mesmo em ambientes com saneamento básico.

    Parasitoses intestinais podem ser transmitidas pelo contato interpessoal


    A enterobíase, causada pelo verme oxiúro, caracteriza-se pela transmissão por meio do
    contato entre pessoas. “As fêmeas adultas depositam ovos na região perianal, causando prurido anal (coceira). Os ovos podem ser transmitidos pelo contato com a pessoa infectada, com roupas ou alimentos contaminados”, alerta Dra. Amanda. 

    A estrongiloidíase, por sua vez, é transmitida pela penetração da larva na pele. Animais domésticos, como gatos e cachorros, além do homem, podem ser reservatórios deste parasita. Assim, sempre andar calçado e dar assistência veterinária aos animais de casa torna-se essencial para a prevenção dessa parasitose. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes