As varizes são veias que se dilatam e entortam devido a defeitos na circulação sanguínea. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBCV), as mulheres são mais propensas ao desenvolvimento desse problema de saúde e merecem mais atenção durante a gestação, já que os sintomas de varizes na gravidez tendem a piorar.
Varizes podem agravar bastante no último trimestre da gestação
De acordo com a angiologista Aline Gaio, a piora dos sintomas das varizes se dá a partir do segundo trimestre, mas se intensifica ainda mais nos últimos três meses de gestação. “Isso acontece por causa do aumento uterino, que leva a uma compressão das veias da pelve materna, diminuindo o retorno venoso dos membros inferiores”, explica a médica.
O aumento do peso e o tamanho do bebê aumentam significativamente no fim da gestação, o que também contribui para a piora dos sintomas, como sensação de peso e sensação de queimação nas pernas. Além da maior visibilidade das veias varicosas, a gestante também pode sofrer com inchaço, mudanças na coloração da pele, coceira e câimbras.
Tratamento ajuda a amenizar sintomas das varizes
Fazer o tratamento é importante para impedir o agravamento do quadro. “O tratamento durante a gestação pode ser feito com meias de compressão e, em casos mais graves, com algumas medicações tópicas ou até orais, sempre com a prescrição de um médico. Na gestação, não é indicado o tratamento com escleroterapia“, alerta Dra. Aline.
Existem ainda outras medidas que podem ajudar a gestante a amenizar os sintomas das varizes. Manter uma dieta equilibrada, controlar o ganho de peso e praticar atividades físicas leves, como a caminhada, se o obstetra autorizar, são alguns exemplos.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBCV):
Foto: Shutterstock