Como a febre se manifesta no nosso corpo? Quais são as características?

  • +A
  • -A

A febre é um sintoma, então ela não provoca outros sinais corporais. Contudo, pode sim vir acompanhada de outros sintomas, dependendo do quadro que desencadeou todos eles. Por exemplo, uma virose simples pode provocar febre e, além disso, vômito, diarreia, dor de cabeça etc.

Sintomas associados aos quadros de febre


“Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a febre é um sinal de uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas), ou seja, a síndrome febril.
Esta pode estar associada a inúmeras mudanças no organismo de um indivíduo e vir acompanhada por diversas outras manifestações ou sintomas, tais como astenia, calafrios, mialgias, taquicardia, cefaleia (dor de cabeça), anorexia, náuseas e vômitos”, explica o clínico geral Pablo Goulart.

Esses sintomas todos são provocados porque ocorrem mudanças no centro termorregulador do hipotálamo, que é uma parte do cérebro que age como um termostato. “Frente a um dado estímulo, ele eleva a temperatura, o que ativa neurônios no centro vasomotor que provocam vasoconstrição e ativação neuronal. Com isso, aumenta-se a produção de calor na periferia até atingir o nível de temperatura determinado pelo hipotálamo, o que gera a nossa sensação de febre”.

Hipertermia, febre e hiperpirexia


Para fazer o controle adequado dos sintomas mencionados, é preciso diferenciar alguns conceitos em relação ao aumento da temperatura corporal média (a qual normalmente gira em torno de 36,8°). Assim, é importante distinguir três situações clínicas: a hipertermia, a febre e a hiperpirexia. Em geral, o controle dos sintomas febris pode ser feito com antipiréticos e esses
podem ser analgésicos e antitérmicos comuns.

“A hipertermia é o aumento da temperatura corporal que excede a capacidade do organismo em perdê-la. Pode ser rapidamente fatal; a febre é o aumento da temperatura corporal que ultrapassa a variação diária normal (maior que 37,2°C pela manhã e maior que 37,7ºC à tarde); e a hiperpirexia são níveis extremamente elevados da temperatura corporal (acima de 41,5°C), muitas vezes associado à hemorragias no sistema nervoso central”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Pablo Goulart

Dr. Pablo Goulart

Clínica Médica

CRM: 33648 / RS

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a febre se manifesta no nosso corpo? Quais são as características?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.