Resfriados até podem causar dores no corpo e febre, mas isso não é tão comum quanto em casos de gripe. Por mais que sejam muitas vezes colocados como sinônimos, já que apresentam similaridades, esses dois quadros são diferentes. No resfriado, a dor no corpo é pequena ou inexistente e a febre ocorre praticamente apenas em crianças e idosos.
Diferenças entre gripe e resfriado
“Resfriado comum não costuma causar febre e dor no corpo. O que normalmente ocorre é um pouco de dor de cabeça. Por outro lado, a gripe leva a dores no corpo de maior intensidade e febre”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad. Segundo o médico, a gripe cursa com febre e dor no corpo porque é uma infecção viral um pouco mais potente que um resfriado.
Resfriados e gripes são ambas infecções respiratórias causadas por vírus, mas os agentes envolvidos não são os mesmos. Aqueles associados à gripe provocam reações mais intensas. “As dores no corpo mais comuns à gripe ocorrem pela liberação de substâncias inflamatórias no organismo, principalmente nos músculos, devido a um ataque viral”.
Controle e cuidados com dores e febre durante tratamento da gripe
Segundo o especialista, as dores e a febre devem ser sempre controlados, inclusive com o tratamento da causa em andamento, pois quando o indivíduo está debilitado e com febre alta e se mantém assim por tempo prolongado, ocorre maior deterioração de suas defesas naturais, propiciando complicações do quadro infeccioso.
É preciso ter atenção às dores e febres também pelo fato delas poderem indicar o desenvolvimento de quadros mais sérios do que a própria gripe. “Quando a gripe começa a ficar por tempo prolongado, apresentar febre e mal-estar geral, devemos desconfiar que ela evoluiu para um quadro infecto bacteriano. Os mais comuns são: sinusite, pneumonia, faringite catarral, bronquite e laringite”.
Foto: Shutterstock