search
    Título

    Um resfriado pode causar uma sinusite? Por quê?

    Uncategorized

    Por

    O resfriado é uma infecção respiratória causada por vírus e que provoca espirros, tosse, coriza, obstrução nasal e irritação na garganta. Mesmo o resfriado sendo um problema de saúde mais leve que a gripe, é importante se cuidar e tratar o problema de forma adequada, já que uma das principais complicações do resfriado é a sinusite.

    Como identificar o surgimento da sinusite


    Diferentemente do resfriado,
    a sinusite pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é caracterizada pela inflamação das cavidades paranasais, localizadas na face. “Um quadro de resfriado pode evoluir para uma sinusite caso haja extensão do processo inflamatório e infeccioso, que acomete inicialmente as fossas nasais e vai para os seios da face”, alerta a otorrinolaringologista Renata Souza Curi.
    Nesses pacientes, existem alguns sinais e sintomas que indicam o começo do desenvolvimento da sinusite. “Caso apareçam outros sintomas, como peso na face, que piora ao abaixar a cabeça, dor atrás dos olhos, secreção nasal espessa, tosse que piora ao deitar, deve-se avaliar a presença de sinusite”, diz a profissional.

    Hidratação e boa alimentação ajudam a prevenir sinusite


    Além disso, caso os sintomas do resfriado não melhorem ou apresentem uma piora dentro de um período de sete dias, é importante que o paciente procure um médico para avaliar a situação e receber orientações sobre as formas de tratamento mais adequadas. O uso de medicações poderá ser indicado para controlar o quadro.

    No entanto, não é preciso o quadro piorar para tomar uma atitude. A prevenção deve ser sempre a primeira opção. “Aos primeiros sintomas de resfriado, deve-se realizar lavagem nasal abundante com solução fisiológica, aumentar a ingestão de líquidos, se alimentar e dormir bem e evitar abuso durante atividades físicas”, recomenda Renata.
    Dra. Renata Souza Curi é otorrinolaringologista, graduada pela Faculdade de Medicina de Taubaté e especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. CRM-SP: 131439
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes