AchèAchè
search
Título

Febre alta: a partir de qual temperatura o paciente começa a correr riscos sérios?

Cuidados e Bem-estar
Gripe e resfriado

Por Dr. Pablo Goulart

19 de outubro de 2023

A febre é uma resposta imunológica natural a alguma alteração que esteja acontecendo no organismo, como por exemplo uma infecção por bactéria ou vírus. A temperatura corporal que indica uma “febre normal” gira em torno dos 37,8°C. Quando o termômetro começa a apontar temperaturas acima desse valor, a preocupação deve aumentar.  

 

Febre também exige preocupação se for persistente

 


“Na verdade, a febre é uma manifestação fisiológica da reação imunológica do corpo a algum tipo de infecção ou inflamação ,ou seja, avisa que tem algo errado. Normalmente, os médicos consideram que a febre que inspira cuidados parte dos 38,3°C”, informa o clínico geral Pablo Goulart. “
Como solução, o paciente pode apostar em antitérmicos comuns, desde que prescritos pelo médico”, completa.
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças. “Passamos a nos preocupar com febre maior ou igual que 38,3°C após 48 horas de duração”.

 

Sintomas da febre ajudam a determinar gravidade do quadro

 


A elevação da temperatura do corpo indica o grau de intensidade da febre, mas os sintomas apresentados pelos pacientes também têm grande influência na gravidade do quadro. É possível que uma pessoa tenha febre normal e se senta prostrada, abatida, fraca, assim como pode apresentar febre alta, mas se manter ativa, sem debilidades. O primeiro caso pode vir a ser mais preocupante.

Apesar da preocupação com a febre alta, o especialista afirma que nem sempre o paciente precisa, em um primeiro momento, procurar atendimento médico de emergência. “Na grande maioria das vezes a febre é uma manifestação autolimitada de uma infecção ou inflamação benigna, que cede em até 48 horas, como por exemplo uma infecção viral, resfriado ou gripe”, afirma.

 

Foto: Shutterstock

 

Newsletter
Tags
dor de garganta
dores no corpo
febra alta
gripe
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais alimentos não são indicados para quem está com a garganta inflamada?

A inflamação na garganta pode ocorrer por diferentes motivos, como gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite, e provoca sintomas incômodos ao paciente. Dentre esses sinais, destacam-se tosse seca e irritativa, dor ao engolir ou falar, inchaço, mau hálito, vermelhidão e febre. Como a ingestão de alguns alimentos e até mesmo bebidas geladas pode piorar ainda […]

Artigos
Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?

Ao contrário do que muitos pensam, gripe e resfriado não são a mesma coisa. A confusão envolvendo as duas infecções respiratórias ocorre por causa da frequência alta de contágio na população, da semelhança entre as formas de transmissão e também devido aos sintomas, que apresentam similaridades. Ambas provocam tosse, febre, espirros, congestão nasal e irritação […]

Artigos
Gripe na gravidez: conheça os riscos e saiba como se prevenir

Durante a gestação, as respostas imunológicas da mulher encontram-se diminuídas para evitar que o corpo materno considere o feto como um corpo estranho e então o rejeite. Porém, com esta redução fisiológica da imunidade, o organismo materno possui maior dificuldade para combater certos microrganismos causadores de doenças, como a gripe, e torna-se mais vulnerável a […]

Converse com um dos nossos atendentes