As úlceras na pele são o último estágio da insuficiência venosa crônica, doença que envolve o aparecimento de varizes dos membros inferiores. Normalmente, elas surgem depois de pequenos traumas e se formam por causa da fragilidade da pele e dos vasos sanguíneos. As úlceras podem ser únicas ou múltiplas e costumam se localizar perto do tornozelo, local em que o sangue mais se acumula nos casos de varizes.
Úlceras varicosas causam queimação e inchaço
“A pele pode adquirir pigmentação acastanhada com algum grau de inchaço, que pode levar à diminuição do aporte de sangue à pele, provocando a destruição do tecido, tornando a pele fina e ressecada e facilitando a formação de úlceras varicosas“, diz o angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Breno Caiafa, a respeito do surgimento do problema.
De acordo com o especialista, ao redor das úlceras varicosas podem ser vistas veias dilatadas com frequência e há vários sintomas das varizes associados, como dor, queimação, câimbra, inchaço, coceira, sensação de peso e fadiga nas pernas. O problema é bastante comum nas pessoas que sofrem de varizes há alguns anos, mas nunca procuraram um médico para tratá-las, ou que abandonaram o tratamento.
Como é feito o tratamento das úlceras varicosas?
O tratamento deve ser realizado por um angiologista ou cirurgião vascular, que fará o diagnóstico do estágio da doença para escolher o tratamento mais adequado. “Para uma cicatrização melhor e mais rápida, as úlceras devem estar sem infecção e limpas. Inicialmente, podem ser necessários antibióticos e remoção de tecidos presentes nas feridas, às vezes com internação”, afirma o profissional.
Ao mesmo tempo, devem ser tratadas as varizes que estiverem relacionadas às úlceras. Em alguns casos, o médico deverá indicar a realização de uma cirurgia convencional ou com laser ou ainda uma esclerose das varizes com espuma densa. Além disso, cuidados com a postura, perda de peso e tratamento de doenças associadas irão acelerar a recuperação.
Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-56556-8
Foto: Shutterstock