O sistema imunológico, segundo o Ministério da Saúde, é a parte do corpo responsável por criar uma barreira, composta por diferentes tipos de células e anticorpos, para garantir a defesa do organismo e reagir ao ataque, por exemplo, do vírus que causa o resfriado. Quem tem o sistema imune forte consegue vencer esses micro-organismos. Mas, quem não tem pode ter problemas.
Um sistema imune forte consegue impedir infecções
“Sempre que entramos em contato com algum vírus novo, nosso organismo estabelece uma resposta de defesa, produzindo anticorpos e células capazes de eliminá-lo ou de controlar a infecção que ele pode causar”, afirma a imunologista Anete Sevciovic Grumach.
No entanto, de acordo com a médica, muitos micro-organismos desenvolveram mecanismos chamados de evasão, ou seja, se tornaram capazes de despistar o sistema imunológico. Como consequência, esses seres vivos conseguem infectar o corpo, provocando sintomas.
Baixa imunidade pode tornar resfriado mais demorado
Nos indivíduos com um sistema imune forte, o resfriado não oferece grandes perigos. “Em geral, o resfriado dura uma semana. Há uma demora de 2 a 3 dias para os sintomas aparecerem. O corpo não terá nova infecção pelo mesmo vírus, pois, já formou os anticorpos, mas como há centenas de vírus, as chances são boas de desenvolver novos resfriados durante a vida”, explica a especialista.
Por outro lado, pessoas com problemas na imunidade devem ficar atentas. De acordo com Doutora Anete, quando o sistema imunológico não funciona em toda sua capacidade, a infecção pode causar complicações importantes. Além dos sintomas clássicos, como coriza e perda de apetite, o paciente pode desenvolver infecções bacterianas, como otite e sinusite, e até quadros mais graves.
Como cuidar do sistema imunológico?
Quem fica doente várias vezes ao ano deve procurar ajuda médica para verificar se essa frequência é resultado de problemas na imunidade e, assim tratá-los. No dia a dia, algumas medidas podem ajudar a deixar o sistema imune forte, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, evitar estresse e ter boas noites de sono.
Dados do Ministério da Saúde: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico
Foto: Shutterstock