AchèAchè
    search
    Título

    Além de gripes e resfriados, quais doenças se aproveitam da baixa imunidade?

    Uncategorized

    Por

    O sistema imune humano combate todo tipo de corpo estranho que ameaça a integridade e o bom funcionamento do organismo, prevenindo diversos tipos de infecção. Quando a imunidade baixa, esses agentes atuam com menor resistência, deixando a saúde debilitada. Gripes e resfriados são os principais exemplos disso.

    Crianças sofrem ainda mais com baixa na imunidade


    Contudo, essas não são as únicas doenças que se aproveitam da imunidade fragilizada. Outros quadros infecciosos também podem se manifestar nesse tipo de cenário. “Além de gripes e resfriados, as doenças que mais se aproveitam da baixa imunidade são, principalmente,
    pneumonias, otites e meningites”, afirma a alergista e imunologista Carolina Aranda.
    No caso das crianças isso deve ser tratado com ainda mais atenção, pois o sistema imune nos primeiros anos de vida é mais frágil, tendo em visto que ainda não teve tempo o suficiente para se desenvolver por completo. Por esse motivo é que na infância a frequência de doenças infecciosas é tão grande.

    Tratamento e cuidados para manter a imunidade alta


    O tratamento medicamentoso ajuda bastante quem sofre com baixa na imunidade e também quem deseja se prevenir das complicações disso. Porém, além desse tipo de tratamento é importante garantir alguns cuidados diários com a saúde em geral, quanto à higiene, boa alimentação e hidratação, entre outros.   

    “O estilo de vida saudável, com uma boa alimentação, frequentar ambientes abertos e garantir o aleitamento materno até os dois anos de idade da criança são medidas fundamentais. No caso de infecções de repetição ou infecções graves, o paciente deve ser investigado em centros de referências, com exames que avaliem a sua competência imunológica”, informa a especialista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes